Lula ganha homenagem de Fundação Internacional de Direitos Humanos

A Fundação, em comunicado, cita a homenagem em função da “dignidade e natureza respeitosa, pacífica e democrática com que o ex-presidente enfrentou a perseguição judicial e política.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que se mantém em liberdade após cumprir pena por um ano e oito meses, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, no Paraná, terá que usar aparelhos auditivos nos dois ouvidos, atendendo a recomendação médica, depois de consulta que diagnosticou ruídos que teriam se agravado no período de detenção. Uma outra notícia, positiva, foi divulgada pelo Instituto Lula, de São Paulo: ele será homenageado pela Fundação Internacional de Direitos Humanos com o Prêmio Nicolás Salmeron, na categoria liberdade. A Fundação, em comunicado, cita a homenagem em função da “dignidade e natureza respeitosa, pacífica e democrática com que o ex-presidente enfrentou a perseguição judicial e política a que foi submetido e que culminou em sua prisão. A Fundação, com a homenagem, endossa a narrativa de Lula e dos petistassobre “perseguição política” e, também, “prisão política” do ex-mandatário.

– A raiz dessa perseguição política responde ao objetivo de concluir o incidente inconstitucional e não democrático contra a presidente Dilma Rousseff, em ato inequívoco chamado de lawfare, cujo objetivo final seria forçar e alterar legitimamente as eleições presidenciais de outubro de 2018 – diz a instituição. Ao mesmo tempo, a Fundação reconheceu “o legado” do ex-presidente no combate à fome e à miséria. “Em seu tempo como presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu colocar três refeições diárias sobre a mesa de milhões de casas – tudo em tempo recorde, sem precedentes na história do mundo – pelo mais ousado programa de emprego e segurança alimentar, com o resultado da remoção de cerca de trinta milhões de seres humanos da pobreza – expressa a Fundação.

O comunicado enfatiza que a “prisão arbitrária” do ex-presidente da República – acusado de tráfico de influência e lavagem de dinheiro – não apenas tentou contra sua reputação e liberdade pessoal, mas também contra a ordem constitucional e o progresso social do Brasil, não “apesar de” tais realizações, mas “por causa de alcançá-las”, declarou o júri da entidade. A premiação acontecerá no próximo dia 24 de janeiro, conforme revela o site “Revista Fórum”.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios