Usuários denunciam nas redes sociais precariedade no transporte público em JP; atrasos, lotação, e goteiras são alguns dos problemas
Usuários sugerem aplicativos para fazer denúncias em tempo real.
Mesmo com o alto valor da passagem, uma das mais caras do Nordeste, os usuários de transporte coletivo em João Pessoa ainda convivem com problemas, além de atrasos, e lotação, há registros até mesmo de goteiras dentro dos ônibus, desrespeito a idosos e ausência rotineira de moedas de 0,05 centavos para troco. A maioria das reclamações acontecem nas redes sociais, que virou a caixa das lamentações. É através delas que o usuário encontra forças para cobrar um serviço condizente com o preço da passagem que paga.
Usuários sugerem aplicativos para fazer denúncias em tempo real. Um deles alegou que muitos motoristas em João Pessoa não respeitam o direito do idoso e até mesmo a condição física das pessoas com mais idade. Outros alertam para a tática de não entregar o troco de cinco centavos, sob a alegação de não ter moedas. Eles lembram que se faltar a quantia para complementar a passagem, eles não podem embarcar, todavia, se não houver a quantia para troco, o usuário não fica com o crédito.
Um usuário chegou a citar até mesmo a dificuldade para denunciar o descaso na sede do órgão.
“E tem como denunciar o péssimo serviço na sede da aetc (sintur-jp) no centro? Filas enormes, poucos caixas atendendo (em qualquer horário), burocracia e péssimo serviço”, desabafou um usuário identificado como Danilo.
Confira outras reclamações registradas nos comentários nas redes sociais.
“Gostaria de fazer uma reclamação da linha 502 o motorista do ônibus 02007 correndo muito freando bruscamente , muito enguinorante, freio que Pati meu joelho e ficou doendo , fui reclamar ele me xingou todo mundo reclamando dele mais e todos vierem aqui reclama, isso é um descaso se ele n quer trabalhar de a vaga a alguém que esteja precisando , vou procuraeus direito pq se agente deixa fica por isso mesmo , revejam seus motorista , o ser humano merece respeito , e outra eles nunca dão o 5 centavos de troco , sei que n éuito mais de 5 em 5 né”, Iziana Alves.
“Boa tarde, nós trabalhadores não aguentamos mais o descaso da linha1519 da são jorge. passamos em torno de 1 hora a espera desse ônibus na epitácio pessoa, e muitas vezes os motoristas corta a rota no inicio da epitácio, saindo ao lado do edficio concordia proximo ao extra e as pessoa que pegam antes dessa parada ficam lesadas. e correndo risco de assalto precisam tomar alguma providencia”, Ana Paula
CANAIS PARA RECLAMAR
Apesar dos desabafos na internet, a formalização das queixas pode acelerar na resolução dos problemas. Mas saiba que quem se sentir lesado pode procurar a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) para denunciar. O órgão disponibiliza dois canais de comunicação com o usuário, através dos telefones 3218-9330 e 3218-9336 ou pela internet no Fale Conosco (servicos.semobjp.pb.gov.br).
“SEMOB DISPONIBILIZA CANAIS PARA O USUÁRIO, ATRAVÉS DOS TELEFONES 3218-9330 E 3218-9336 OU PELO SERVICOS.SEMOBJP.PB.GOV.BR”
Notícias do Vale PB com BlogdoNinja