Zona Azul de JP é extinta e novo modelo de implantação não tem data de início, diz Semob

O antigo serviço foi extinto no dia 14 de fevereiro, mas a informação só foi confirmada nesta quarta-feira (26), pelo órgão.

A Zona Azul em João Pessoa foi extinta e o novo modelo de implantação não tem data para ser iniciado, segundo informou a Superintendência de Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP). O antigo serviço foi extinto no dia 14 de fevereiro, mas a informação só foi confirmada nesta quarta-feira (26), pelo órgão.

Segundo a Semob, o órgão está em fase de implantação de um serviço mais moderno, que amplie o número de vagas, além da facilidade na compra e renovação do bilhete.

A demora se dá devido a anulação do processo licitatório. A Semob informou que foi necessária a abertura de um novo procedimento administrativo para analisar os aspectos legais e retomar a licitação que deve contratar a empresa responsável.

Ainda segundo o órgão não há como informar o que será mantido do projeto original.

Inicialmente, o que estava previsto era um estacionamento rotativo público informatizado e com três limites de permanência, de acordo com a via.

O “Serviço de Estacionamento Rotativo Pago” foi regulamentado no dia 8 de dezembro de 2018, por meio de uma publicação de uma portaria da Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) no Diário Oficial do Estado (DOE).

De acordo com a portaria, os estacionamentos devem ser controlados por meio de um sistema automatizado e informatizado, “que permitam pleno controle da rotatividade, acompanhamento da arrecadação, aferição imediata das receitas e auditoria permanente, por parte da Administração Pública”.

Além disso, o Serviço de Estacionamento Rotativo Pago será dividido em três tipos de áreas: Alta (cor vermelha), Média (cor azul) e Baixa (cor verde) rotatividade, com direito a uma, duas e cinco horas de permanência, respectivamente.

A regra também limitava a utilização da vaga, que não poderá ser renovada sequencialmente pelo mesmo veículo, a não ser as vagas de Alta Rotatividade, que poderão ser renovadas, por uma única vez, mediante novo pagamento.

O novo sistema deve manter a gratuidade para os dez primeiros minutos de estacionamento, contanto que o motorista deixe acionado o pisca-alerta do veículo. O pagamento deve ser obrigatório a partir do 11º minuto.

As vagas serão de uso exclusivo de automóveis, utilitários, camioneta, caminhonete e motocicletas, respeitando as sinalizações horizontal e vertical, e funcionará nos dias e horários especificados nas respectivas placas de sinalização. Quem precisar usar as vagas para outros fins deve fazer a solicitação à Semob com pelo menos cinco dias de antecedência.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios