Polícia e profissionais da Saúde atuam na prevenção do Covid-19 em 32 aldeias indígenas no Litoral Norte

Serão de quatro a seis aldeias percorridas por dia com esse trabalho de orientação.

A Polícia Militar da Paraíba deu início, nessa quinta-feira (2), a um trabalho voltado para alertar a população indígena que vive nas 32 aldeias do Litoral Norte do Estado, com o objetivo de prevenir a proliferação do novo coronavírus entre os índios paraibanos.

De forma integrada com representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), Fundação Nacional do Índio (Funai) e secretarias de Saúde dos municípios, os policiais utilizam um carro de som para alertar sobre as medidas que o momento exige, repassando todas orientações das autoridades públicas de saúde do país e do mundo.

“Temos uma relação muito próxima com a população indígena e isso facilita esse trabalho de conscientização. Estamos advertindo a todos sobre precauções que devem ser tomadas em relação à prevenção contra o novo coronavírus, reafirmando a impossibilidade de haver qualquer tipo de aglomeração no interior das aldeias e conclamando os índios a fazer parte conosco da luta contra a COVID-19, para podermos passar por tudo isso juntos e com saúde”, explicou o comandante da 2ª Companhia Independente, major Alberto Filho.

Ele disse que as ações foram planejadas desde a semana passada, mas a preocupação com a população indígena cresceu depois que observou as notícias nacionais das últimas horas. “No mês de abril é comemorado o Dia do Índio, no dia 19, como todos sabem. Mas abril começou com a notícia do primeiro caso do novo coronavírus entre índios brasileiros, que foi na cidade de Santo Antônio do Içá, no Estado do Amazonas. O próprio ministro da Saúde demonstrou preocupação da doença se espalhar entre os povos indígenas e estamos aqui dando continuidade ao trabalho de proteção dessa população, no momento com orientações fundamentais para prevenir casos entre índios aqui da Paraíba”, completou.

Serão de quatro a seis aldeias percorridas por dia com esse trabalho de orientação. Paralelo a isso, os policiais da 2ª Companhia Independente da PM continuarão fiscalizando o cumprimento do Decreto Estadual nº 40.122, de 13 de março de 2020, que estabeleceu medidas de prevenção de contágio pelo COVID-19 na Paraíba.

Notícias do Vale PB

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios