Rio Tinto: Naia fecha parceria com Associação dos Moradores de Salema para produção de máscaras
O material produzido irá atender os profissionais de saúde de Rio Tinto que estão na linha de frente das ações de enfrentamento ao Coronavírus.
O prefeito de Rio Tinto, Fernando Naia, autorizou a Secretaria Municipal de Saúde firmar parceria com a Associação Beneficente dos Moradores de Salema para a produção de 3,2 mil máscaras.
O material produzido irá atender os profissionais de saúde de Rio Tinto que estão na linha de frente das ações de enfrentamento ao Coronavírus, em contato diário com a população, tanto na Atenção Básica, como no Pronto Atendimento Municipal, e os agentes que estão atuando na distribuição de álcool em gel em locais públicos e na barreira de bloqueio na entrada de Praia de Campina.
O prefeito Fernando Naia informou que as máscaras serão produzidas por meio da ‘manta hospitalar’, material adequado adquirido pela Prefeitura e repassado a Associação.
“Diante da falta desse material no mercado, buscamos uma alternativa viável, e fechamos essa parceria com a Associação Beneficente de Salema, o que reforça a segurança dos nossos profissionais de saúde e agentes que estão trabalhando no combate ao coronavírus, como também estamos criando a oportunidade de gerar uma renda extra para as costureiras da Associação”, afirmou o prefeito Fernando Naia.
O presidente da Associação, Elenildo Santos, destacou a importância da parceria firmada com a Prefeitura de Rio Tinto, e ressaltou que o trabalho será desenvolvido pela MUSA (Mulheres das Águas de Salema).
É um grupo produtivo de mulheres independentes, que surgiu do Projeto que a Associação de Salema conseguiu através do Edital do Instituto Lojas Renner em 2016, na época 15 instituições em todo Brasil foram contempladas. “O trabalho da Associação é dar total suporte para que elas tenham seu meio de renda”, garantiu.
A secretária de saúde do município, Isabel Regina, destacou a preocupação da gestão em garantir os equipamentos de proteção aos profissionais que estão atuando junto à população nas ações de combate ao coronavírus. “Entregamos na Associação todo o material necessário para a confecção das máscaras, isso vai garantir que nossos profissionais não fiquem sem este importante equipamento de proteção individual no exercício de suas funções”, pontuou.
Associação e o Projeto MUSA
A Associação de Salema foi à única na Paraíba e a quarta no Nordeste, contemplada com o projeto ‘Instituto Lojas Renner em 2016’, que visava a confecção exclusiva de moda praia, mas com o tempo adaptou-se a realidade da região produzindo diversos seguimentos, explicou Elenildo Santos.
O grupo embora independente faz parte da Associação de Salema, que oferece para as mulheres toda infraestrutura, como máquinas, equipamentos, espaço, fazendo-as com que tenha seu próprio meio de renda e fomentando sempre o empoderamento das mulheres participante.