Coronavírus: menos da metade dos pessoenses respeitam o isolamento social

O número é um pouco melhor do que o registrado na última quinta-feira (16), quando 47% das pessoas estavam em casa.

Um monitoramento realizado pela Prefeitura de João Pessoa detectou que menos da metade dos pessoenses está cumprindo o isolamento social. Ao todo, 48,3% da população se manteve em casa no fim de semana. O número é um pouco melhor do que o registrado na última quinta-feira (16), quando 47% das pessoas estavam em casa. Os gestores, em todo o Brasil, estão trabalhando com meta de 70% de isolamento social.

No fim de semana, o prefeito da capital, Luciano Cartaxo (PV), editou decreto ampliando até 3 de maio as medidas de restrição ao funcionamento do comércio, indústria e das escolas. Antes com o pior indicador, o bairro de Paratibe surpreendeu. Alvo de uma ação educativa do poder público para conter aglomerações, a região obteve o melhor desempenho ao lado do Portal do Sol, com 74,8% das pessoas permanecendo em casa. O número é superior ao recomendado pelas autoridades sanitárias, que é de 70%.

Os bairros de Mumbaba, Jardim Veneza e Bairro das Indústrias também obtiveram números positivos durante o final de semana, alcançando a marca de 60,8% de isolamento social. “Os indicadores dão maior assertividade a campanha de prevenção, como mostra o exemplo do bairro de Paratibe. Sabemos que também existe uma mudança natural de hábito durante os finais de semana, mas os primeiros resultados apontam para uma melhoria significativa em determinadas regiões”, explicou a secretária de Planejamento, Daniella Bandeira. Os bairros de Mangabeira e de Barra de Gramame registraram os números mais baixos de distanciamento social, entre 34,2% e 35,3%, respectivamente.

De acordo com a secretária, o índice de isolamento social é calculado em parceria com a startup InLoco, que produz uma avaliação sobre o tema com o objetivo de reduzir os efeitos da Covid-19 e nortear políticas públicas. “Não existe qualquer acesso ao nome ou qualquer informação que identifique as pessoas. A Prefeitura só recebe o dado de possíveis pontos de aglomeração, sem que haja invasão de privacidade. A tecnologia é utilizada a serviço de um bem maior, que é salvar vidas”, explicou.

Plataforma

O contador de casos da plataforma de vigilância epidemiológica de João Pessoa aponta que 40 bairros já registraram ao menos um caso do novo Coronavírus. O número equivale a 62,5% da Capital paraibana. A cidade agora tem 149 casos confirmados da doença, 63 pessoas recuperadas e 17 que não resistiram à Covid-19. “Quem fica em casa, se protege e ajuda a proteger outras pessoas. O momento exige serenidade e equilíbrio para a cidade vencer este grande desafio. Precisamos contar com o esforço de todos”, disse Daniella.

Informações: Suetoni Souto Maior

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios