João e mais 19 governadores repudiam Bolsonaro após presença em manifestação
Na carta, os governadores manifestam apoio aos presidentes da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), e Senado, Davi Alcolumbre (DEM), que estão sendo atacados por Bolsonaro e seus simpatizantes.
O governador do Estado, João Azevêdo (Cidadania), e mais 19 governadores de outros estados assinaram uma carta onde repudiam veementemente as falas e a participação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em uma manifestação que defendeu, nesse domingo (19), a publicação de um novo AI-5 e da volta da ditadura militar.
Na carta, os governadores manifestam apoio aos presidentes da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), e Senado, Davi Alcolumbre (DEM), que estão sendo atacados por Bolsonaro e seus simpatizantes. Eles argumentam que Maia e Alcolumbre estão planejando impeachment contra Bolsonaro.
“O Fórum Nacional de Governadores manifesta apoio ao presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, diante das declarações do Presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre a postura dos dois líderes do parlamento brasileiro, afrontando princípios democráticos que fundamentam nossa nação. A saúde e a vida do povo brasileiro devem estar muito acima de interesses políticos, em especial nesse momento de crise. Não julgamos haver conflitos inconciliáveis entre a salvaguarda da saúde da população e a proteção da economia nacional, ainda que os momentos para agir mais diretamente em defesa de uma e de outra possam ser distintos”, diz a carta, na qual os governadores defendem a necessidade do diálogo “democrático e desprovido de vaidades”, diz parte da carta.
O documento foi assinado pelos governadores Renan Filho (Alagoas), Waldez Góes (Amapá), Rui Costa (Bahia), Camilo Santana (Ceará), Renato Casagrande (Espírito Santo), Ronaldo Caiado (Goiás), Flávio Dino (Maranhão), Mauro Mendes (Mato Grosso), Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul), Helder Barbalho (Pará), João Azevêdo (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Wellington Dias ( Piauí). Wilson Witzel (Rio), Fátima Bezerra ( Rio Grande do Norte), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Carlos Moisés (Santa Catarina) João Dória (São Paulo), Belivaldo Chagas (Sergipe) e Mauro Carlesse (Tocantins).
Informações: O Globo