Eleições 2020: Presidente do TRE defende supressão de passeatas, comícios e arrastões; confira
O motivo, ele explica: “o Covid-19 se propaga com maior intensidade no campo das aglomerações de pessoas”.
Se depender do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Paraíba, José Ricardo Porto, não poderá haver aglomerações nas eleições deste ano. O magistrado defende que sejam suprimidos eventos como passeatas, carreatas, comícios e arrastões. O motivo, ele explica: “o Covid-19 se propaga com maior intensidade no campo das aglomerações de pessoas”.
O presidente do TRE tem demonstrado preocupação em relação aos eventos, por causa do risco de contaminação. Ao contrário de muitos políticos, principalmente os detentores de mandato, ele entende que as eleições precisam ser realizadas ainda neste ano. Ele explica que a Justiça Eleitoral vai continuar trabalhando com o calendário em vigor, de 4 de outubro para o primeiro turno e 25 de outubro para o segundo turno.
Toda mudança que vier a acontecer vai depender do crescimento da curva de contaminações pelo novo Coronavírus. As propostas em discussão atualmente falam em adiamento das eleições para o mês de novembro. Essa proposta é aceita tanto no Congresso Nacional quanto entre os juízes eleitorais. Qualquer mudança, no entanto, precisará ser protocolada no Congresso, através de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). Informações: Suetoni Souto Maior.