Desemprego aumenta na Paraíba e chega a quase 14%

A pesquisa ainda não abrange todo o período de pandemia, tendo em vista que a crise provocada pelo novo coronavírus começou depois da segunda metade de março.

A taxa de desemprego na Paraíba aumentou no 1º trimestre deste ano e chegou a 13,8%, acima da média brasileira de 12,2%, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgados pela Insituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nessa sexta-feira (15). Nesse período, havia cerca de 228 mil pessoas desempregadas no estado.

A pesquisa ainda não abrange todo o período de pandemia, tendo em vista que a crise provocada pelo novo coronavírus começou depois da segunda metade de março, terceiro mês do levantamento trimestral do IBGE.

No comparativo com o 1º trimestre do ano anterior, quando esse indicador era de 11,1%, a Paraíba apresentou a alta mais expressiva do país na taxa de desocupação, de 2,7 pontos percentuais. Em relação ao 4º trimestre de 2019 (12,1%), também houve aumento, mas um pouco menor, de 1,7 ponto percentual.

Entre as mulheres no estado, a taxa de desocupação chegou a 17,1%, com uma diferença de 5,3 pontos percentuais em relação aos homens, com uma proporção de 11,8%. O grupo feminino registrou as maiores altas, tanto em relação ao 4º trimestre de 2019, quando o percentual era de 14,1%, como em comparação ao 1º trimestre do último ano (12,9%).

Em outras 14 unidades da federação, o desemprego também superou a média nacional. O país tinha 12,9 milhões de pessoas sem trabalho no primeiro trimestre, conforme já divulgado pelo Instituto.

Já a Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP) teve alta em relação ao último trimestre de 2019 (13,7%), e apresentou a 6ª maior taxa de desocupação do país, de 15,9%, em comparação com as demais. No Nordeste, a média foi de 15,6%.

Combinadas, as taxas de desocupação e de subocupação por insuficiência de horas trabalhadas somam 23,9% do total da força de trabalho paraibana, o que representa cerca de 396 mil pessoas.

Nível de ocupação

O nível de ocupação, definido como a proporção de pessoas ocupadas em relação a população de 14 anos ou mais de idade, na Paraíba, caiu de 47,1% no 4º trimestre de 2019 para 44,4% no 1º deste ano. Em comparação ao mesmo período do último ano, que registrou 46,1%, também houve queda, de 1,7%. O percentual ficou abaixo das médias nacional e regional.

Entre as pessoas ocupadas no estado no 1º trimestre, 63,5% eram empregados, 30,4% atuavam por conta própria, 2,4% eram trabalhadores familiares auxiliares e cerca de 3,7% eram empregadores. Informações: Portal Correio.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios