Estados do Nordeste acionam Bolsonaro no STF e cobram devolução de recursos do Bolsa Família

Dinheiro foi transferido pelo presidente para a Secretaria de Comunicação sob a alegação de houve sobras no programa

Os governadores do Nordeste compraram uma nova briga com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Eles acionaram o gestor no Supremo Tribunal Federal (STF), com a cobrança de que sejam devolvidos os R$ 83,9 milhões subtraídos do programa Bolsa Família. O dinheiro foi transferido pelo governo federal para a Secretaria de Comunicação. O objetivo era reforçar a publicidade oficial.

A portaria com a decisão do governo federal foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 2. A justificativa do governo federal foi a de que tinha “sobrado dinheiro” no programa. A desculpa foi desmentida com a constatação de que existem 430 mil pessoas na fila de espera para o cadastramento no programa. A maioria destas pessoas mora no Nordeste, segundo os dados oficiais.

No pedido ao Supremo, assinado pelos procuradores-gerais dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, eles pedem que o governo federal justifique a concentração de cortes no programa na região Nordeste e recomponha o valor retirado para ser usado pela publicidade do governo. Um levantamento mostrou que, considerando o benefício médio de R$ 200, o corte feito pelo governo federal retirar o pão da mesa de pelo menos 70 mil famílias nordestinas.

A operação ocorre no momento em que o governo enfrenta denúncias de que finacia sites especializados na propagação da fake News. Informações: Suetoni Souto Maior.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios