MPPB ajuíza ação de improbidade administrativa contra ex-prefeito de Mamanguape

A ação foi ajuizada pela promotora do Patrimônio Público de Mamanguape, Carmem Eleonora Perazzo.

O Ministério Público da Paraíba ajuizou uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Mamanguape, Eduardo Carneiro de Brito, e Hugo Diego Cavalcante do Nascimento, por fraude licitatória, e sucessivas prorrogações do contrato cometidas pelo ex-gestor em favor do segundo, além da falsificação de documentos para burlar a investigação do MP. A ação foi ajuizada pela promotora do Patrimônio Público de Mamanguape, Carmem Eleonora Perazzo.

Segundo a promotora Carmem Perazzo, a investigação foi fruto de um inquérito civil público que apurou várias irregularidades cometidas pelo ex-prefeito nas suas duas gestões em que esteve à frente da Prefeitura Mamanguape. Foi verificado que, entre 2013 até 2016, o ex-prefeito contratou Hugo Diego, com dispensa de licitação, para a realização de transportes diversos no município, com 11 prorrogações sucessivas, sem qualquer respaldo fático e sem a demonstração de melhor interesse da administração.

A promotora informou que, em 29 de janeiro de 2013, foi aberto o Pregão Presencial de nº 4/13 para a contratação de serviços de transporte de estudantes e transportes diversos, com prazo de vigência de 4 meses para cada contrato. “Estranhamente, a pesquisa de preços dos vários serviços a serem contratados pela edilidade no PP de nº4/13 só foi realizada justamente com a pessoa de Hugo Diego”.

Além disso, sem apresentarem e, sem existir nos arquivos da prefeitura, a ata de reunião desse pregão presencial, para demonstrar a falta de candidatos na sessão de julgamento das propostas do Pregão Presencial em comento, o ex-prefeito apresentou em 1º março de 2013 documento falso de homologação da licitação como deserta. Na mesma data, ele revogou o pregão de ante a deserção da licitação em apreço.

Entretanto, em consulta ao sistema Sagres do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o MP verificou que o PP de nº4/13 foi realizado e concluído com vários vencedores, incluindo o segundo promovido, demonstrando a má-fé e a fraude na contratação direta.

No dia 12 de março de 2013, o ex-prefeito contratou diretamente Hugo Diego Nascimento para o transporte diverso no veículo F 4000, por quatro meses, no valor mensal de R$ 5 mil. Em 2013, existiram dois aditivos ao contrato. Até dezembro de 2016, foram 11 aditivos contratuais, sem qualquer pesquisa de preço, justificativa de melhor

interesse para a administração ou qualquer outro requisito legal, com prejuízo aos cofres públicos de R$ 185 mil.

Pedidos

A ação pede a condenação do ex-prefeito e de Hugo Nascimento pela prática de grave e doloso ato de improbidade administrativa que causou dano ao erário  do Município de Mamanguape (artigo 10 da Lei de Improbidade-LIA), aplicando-lhes todas as sanções referidas no Art. 12, II, da Lei n° 8.429/92, no que couber e em seus patamares máximos (dada a gravidade do ato e a postergação dos seus efeitos danosos.

Também a condenação pelo cometimento de doloso ato de improbidade que violou os princípios da administração pública, de honestidade, legalidade, e por praticarem ato visando fim proibido por lei (Art. 11, caput, e inciso I, da LIA), aplicando-lhes todas as sanções referidas no Art. 12, III, da Lei n° 8.429/92, no que couber e em seus patamares máximos (dada a gravidade do ato e a postergação dos seus efeitos danosos).

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios