Na linha de frente: em três meses de pandemia, mais de 3 mil profissionais de saúde já foram diagnosticados com Covid-19, na PB
Os dados divulgados pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) também mostram que 400 médicos tiveram a doença e sete deles morreram no estado.
Desde que a Organização Mundia de Saúde (OMS), declarou o novo coronavírus como uma pandemia, mais de três mil profissionais que trabalham na linha de frente de combate ao Covid-19 já foram infectados. Os dados divulgados pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) também mostram que 400 médicos tiveram a doença e sete deles morreram no estado.
Ao todo 3.070 profissionaisde saúde foram diagnosticados com Covid-19 na Paraíba, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PB).
Dos 3.070 profissionais diagnosticados, 13% são médicos e 7 morreram, de acordo com o CRM-PB. A maior parte dos infectados com Covid-19 são profissionais de enfermagem, sendo 30% técnicos ou auxiliares em enfermagem e 18% enfermeiros, segundo a SES-PB..
O médico Gabriel Vasconcelos trabalha na UPA do Alto Branco em Campina Grande, e revelou que nesses dias a batalha tem sido intensa. Ele garante que toma todas as precauções para evitar o contágio do vírus, mas sabe que o risco é iminente.
Rafael Heleno coordena a ala do Covid-19 no Trauma e também falou do risco que os profissionais enfrentam. No entanto, ele garante que no Trauma todos os profissionais usam os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), e procuram se cuidar para evitar o contágio do vírus,
A Paraíba tem 40.824 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, segundo incluindo os casos dos profissionais de saúde informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgadas nesta quinta-feira (25). O número de mortes confirmadas por Covid-19 subiu para 842 no estado desde o início da pandemia. Já são 216 cidades da Paraíba com casos registrados da doença.
Severino Lopes