Brasil chega a 72 mil mortos pela Covid-19, mostra consórcio de imprensa

O total de óbitos, dessa forma, subiu para 72.151 e o de casos para 1.866.173.

O Brasil registrou 659 novas mortes por Covid-19 e 25.361 novos casos, neste domingo (12). O total de óbitos, dessa forma, subiu para 72.151 e o de casos para 1.866.173.

Levando em conta a média móvel dos últimos sete dias, o número de mortes foi de 1.036. Esse é um recurso estatístico que busca dar visão mais acurada da evolução da doença, pois atenua números isolados que fujam do padrão.

Os dados são fruto de colaboração inédita entre Folha, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo, G1 e UOL para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são coletadas diretamente com as Secretarias de Saúde estaduais. O balanço é fechado diariamente às 20h.

O Mato Grosso do Sul não atualizou seus dados durante a tarde. A última atualização do estado ocorreu na manhã deste domingo.

O Brasil tem uma taxa de cerca de 34,4 mortos por 100 mil habitantes. Os Estados Unidos, que têm o maior número absoluto de mortos, e o Reino Unido, ambos à frente do Brasil na pandemia (ou seja, começaram a sofrer com o problema antes), têm 41,4 e 67,6 mortos para cada 100 mil habitantes, respectivamente.

Na Argentina, onde a pandemia desembarcou nove dias mais tarde que no Brasil e que seguiu uma quarentena muito mais rígida, o índice é de 4,1 mortes por 100 mil habitantes.

Segundo números do Ministério da Saúde divulgados neste domingo (12), o Brasil registrou nas últimas 24 horas 24.831 novos casos de Covid-19 e 631 novas mortes. A pasta contabiliza um total de 1.864.681 infectados e 72.100 óbitos pelo novo coronavírus desde o começo da pandemia no país.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorre em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios