Indígenas e quilombolas da PB devem ter assistência de saúde específica, garante lei

Normas específicas devem garantir ao público os direitos sociais, bem como com medidas de vigilância sanitária e epidemiológica para prevenção do contágio e da disseminação.

Povos de territórios indígenas e quilombolas da Paraíba devem ser assistidos por uma Política Emergencial para Enfrentamento à Covid-19, segundo a lei publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (14).

Normas específicas devem garantir ao público os direitos sociais, bem como com medidas de vigilância sanitária e epidemiológica para prevenção do contágio e da disseminação.

Conforme o texto, são considerados povos indígenas:

  • Indivíduos aldeados;
  • Indígenas em contexto urbano;
  • Indígenas em trânsito nas cidades, a exemplo de artesãos, estudantes indígenas,
  • indígenas que estão em tratamento médico e trabalhadores indígenas fora de suas aldeias;
  • Remanescentes das comunidades dos quilombos, os grupos étnico-raciais, segundo critérios de autoatribuição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida.

Veja as diretrizes da Política de Enfrentamento Emergencial para o Enfrentamento da Covid-19 na Página 1 do DOE. T5.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios