‘E o Trump?’, diz Lula ao ser questionado sobre democracia na Venezuela

"Quem define a democracia na Venezuela é o povo da Venezuela", continuou, dizendo que não cabe aos EUA nem a Bolsonaro "terem ingerência" no país.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quarta-feira (7) o presidente americano Donald Trump, elogiou o ex-mandatário boliviano Evo Morales e defendeu o ditador venezuelano Nicolás Maduro.

Em entrevista versão brasileira do El País, em que usava um terno que ganhou de Evo, Lula disse que Trump é um “embuste” e uma “carta fora do baralho” da democracia americana. “Não é possível você imaginar que a maior economia do mundo é governada por mentiras”, afirmou.

Ele também criticou Trump ao receber perguntas sobre a Venezuela, dizendo que os EUA interferem no país latino-americano por terem interesse no petróleo. Quando questionado se acredita que a Venezuela vive uma democracia plena, respondeu. “Você acha que os EUA na mão do Trump são uma democracia plena?”

“Quem define a democracia na Venezuela é o povo da Venezuela”, continuou, dizendo que não cabe aos EUA nem a Bolsonaro “terem ingerência” no país.

Lula admitiu que há uma crise no país vizinho e disse que enviou uma carta a Maduro em sua última posse com sugestões de medidas que poderia tomar, mas defendeu o ditador, dizendo que a oposição venezuelana não aceita derrotas nas eleições.

Chamou o oposicionista Juan Guaidó de “canalha” e acrescentou que a União Europeia e os EUA deveriam monitorar o próximo pleito venezuelano. “Até o Trump poderia ir lá pra aprender que as eleições lá muitas vezes são mais honestas que a americana”, disse.

Sobre Evo Morales, Lula disse que o aconselhou a não disputar um terceiro mandato, mas afirmou que ele foi alvo da “maior sacanagem política que já foi feita na Bolívia”, referindo-se às denúncias de fraude última eleição.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios