No Vale do Mamanguape: Ibama e PF deflagram operação contra desmatamento de Mata Atlântica

A ação aconteceu nos municípios de Areia, Baía da Traição, Rio Tinto, Lucena e Mamanguape, de 19 a 24 de outubro.

Uma operação conjunta do Ibama com a Polícia Federal identificou 45,8 hectares de área desmatada no bioma da Mata Atlântica, na Paraíba. A ação aconteceu nos municípios de Areia, Baía da Traição, Rio Tinto, Lucena e Mamanguape, de 19 a 24 de outubro. Ao todo, foram inspecionadas 15 áreas, resultando na autuação de 12 pessoas. As multas aplicadas totalizam R$ 148.500,00.

De acordo com informações, a Operação Mata Viva II vistoriou localidades com indicativos de desmatamentos, obtidos de geoprocessamento de imagens de satélites. Entre elas, estava a terra indígena Potiguara, onde a equipe de fiscalização contou com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai). Todas as áreas desmatadas ilegalmente foram embargadas a fim de cessar o dano ambiental e assegurar a regeneração natural da vegetação nativa.

De acordo com o superintendente do Ibama na Paraíba, Arthur Navarro, o bioma Mata Atlântica possui uma importância estratégica para o Brasil e precisa ser protegido. “Por isso o Ibama, com apoio da Polícia Federal e Funai, monitora as áreas sensíveis e executa com frequência operações de fiscalização para conter o desmatamento e garantir o uso sustentável dos recursos naturais, principalmente para o povo indígena Potiguara”, disse.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios