Bolsonaro anuncia revogação de decreto sobre privatização de postos de saúde do SUS
O decreto causou forte repercussão nas redes sociais, com especulações sobre a possível privatização do Sistema Único de Saúde.
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) decidiu revogar o decreto que autorizou a realização de estudos de modelagem para parcerias públicos-privadas na construção e gestão de Unidades Básicas de Saúde.
O decreto causou forte repercussão nas redes sociais, com especulações sobre a possível privatização do Sistema Único de Saúde.
Bolsonaro publicou nas redes sociais no fim da tarde desta quarta-feira (28) que a narrativa da privatização do SUS é falsa e que o espírito do decreto era permitir encerrar obras inacabadas.
Confira abaixo:
Em nota divulgada nesta quarta (28), o governo argumenta que o objetivo primordial do decreto da véspera “é tão somente permitir que sejam realizados ou contratados estudos multidisciplinares (econômico-financeiros, gerenciais, políticos, jurídicos e sociais) para alimentar o governo de dados e informações sobre a atual situação das UBS, eventuais opções existentes para a melhoria das UBS, possibilidade de parcerias com a iniciativa privada e, por fim, a viabilidade (ou inviabilidade) de aplicação concreta daquelas alternativas”.