Baía da Traição: Serginho alcança 61,5% das intenções de voto; Zé de Oscar tem 33,8%
Serginho também lidera na espontânea
Se as eleições fossem hoje, o prefeito e candidato à reeleição, Serginho Lima (DEM), venceria em Baía da Traição, litoral norte paraibano, com 61,5% dos votos contra 33,8% do ex-prefeito Zé de Oscar (PSDB). Serginho tem 27,7 pontos percentuais na frente. Na pesquisa estimulada realizada pelo Instituto Opinião, em parceria com o Portal MaisPB, 2,3% dos eleitores informaram que votariam em branco, nulo ou nenhum, enquanto 2,4% dizem que estão indecisos ou ainda não sabem em quem votar.
Os dados da divulgação nesta quinta-feira (12) integram o Projeto Eleições 2020 do Portal MaisPB, Rede Mais e o Instituto Opinião, sediado em Campina Grande, um dos mais acreditados do Nordeste e com 26 anos de experiência acumulada.
Serginho também lidera na espontânea
Na pesquisa espontânea (quando o Instituto faz a primeira pergunta sobre o pleito sem apresentar os nomes dos candidatos), os dados são tecnicamente semelhante ao cenário estimulado (quando os nomes são apresentados).
O prefeito Serginho Lima tem a preferência de 61,2% dos entrevistados contra 33,5% do ex-prefeito Zé de Oscar. Branco, nulo ou nenhum são 2,3%. Já indecisos ou não sabem representam 3%.
60,8% têm certeza do voto em Serginho e 34,6% em Zé de Oscar
O Instituto Opinião verificou, ainda, o grau de convicção do voto eleitor e a opinião sobre os candidatos na disputa pela Prefeitura de Baía da Traição, no Litoral Norte do Estado.
Quando questionados sobre Sérgio Lima (DEM), 60,8% dos eleitores deram a certeza que iriam votar no prefeito nas eleições do próximo domingo (15), enquanto 1,9% disseram que poderiam votar no gestor.
Por outro lado, 33,1% afirmaram que não votariam de jeito nenhum no democrata e 3,1% dizem não conhecer o candidato suficiente para fazer qualquer tipo de avaliação. Do total de entrevistados, 1,1% não responderam ao questionamento.
Já em relação ao ex-prefeito Zé de Oscar, 34,6% enfatizaram ao Instituto Opinião que vão votar, com certeza, no tucano e 3,2% pontuaram que poderiam votar.
O ex-gestor, porém, é rejeitado por mais da metade dos munícipes. Nesse cenário, 56,9% disseram que não votariam em hipótese alguma nele. Já 0,8% informaram que não o conhecem o necessário e 1,5% não responderam aos pesquisadores.
Baía da Traição: João e Serginho são aprovados e Bolsonaro reprovado
O Instituto Opinião também realizou a a avaliação dos eleitores da Baía da Traição sobre as gestões municipal, estadual e federal.
O prefeito Serginho Lima (DEM) tem o governo aprovado em 68,1% e reprovado por 30,8%. Quando questionados sobre o democrata, 1,1% dos entrevistados disseram que não sabem ou não responderam à pesquisa.
O governador João Azevêdo (Cidadania), prestes a concluir o segundo ano do primeiro mandato, alcançou a aprovação de 60,8% dos eleitores no município. A gestão estadual, porém, foi reprovada por 26,5%. Já 12,7% não sabem avaliar ou não responderam.
Jair Bolsonaro (sem partido) não conseguiu convencer os eleitores. A gestão federal é reprovada por 62,3% dos munícipes e aprovada por 29,2%. Sobre presidente da República, 8,5% não responderam ou informaram que não sabem avaliar.
Dados técnicos
O Instituto Opinião realizou 260 entrevistas pessoais e domiciliares com eleitores de comunidades da zona urbana e rural do município da Baía da Traição no último dia 8 de novembro.
Os questionários foram aplicados nas seguintes localidades: Akajutibiró, Alto do Timbá, Bento, Bom Fica, Centro, Cumaru, Forte, Galego, Lagoa do Mato, Laranjeiras, Morrinho, Salva, São Francisco, Tracoeira, Várzea e Vila São Miguel.
A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.
O intervalo de confiança da pesquisa estimado é de 95% e a margem de erro admitida é de 6,1 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Houve uma fiscalização em aproximadamente 20% dos questionários, executado in loco pelo coordenador de campo e uma filtragem em todos os questionários após a realização das entrevistas.
A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo PB-05150/2020.
Instituto Opinião
Com 26 anos de experiência, o Instituto Opinião, com sede em Campina Grande, acumula atuação destacada na Paraíba e em estados do Nordeste. Dirigido pelo estatístico Joaquim Braga, é um dos mais respeitados e acreditados no segmento. Tem parceria com o Portal MaisPB desde as eleições de 2016.
MaisPB