Baía da Traição: Serginho alcança 61,5% das intenções de voto; Zé de Oscar tem 33,8%

Serginho também lidera na espontânea

Se as eleições fossem hoje, o prefeito e candidato à reeleição, Serginho Lima (DEM), venceria em Baía da Traição, litoral norte paraibano, com 61,5% dos votos contra 33,8% do ex-prefeito Zé de Oscar (PSDB). Serginho tem 27,7 pontos percentuais na frente. Na pesquisa estimulada realizada pelo Instituto Opinião, em parceria com o Portal MaisPB, 2,3% dos eleitores informaram que votariam em branco, nulo ou nenhum, enquanto 2,4% dizem que estão indecisos ou ainda não sabem em quem votar.

Os dados da divulgação nesta quinta-feira (12) integram o Projeto Eleições 2020 do Portal MaisPB, Rede Mais e o Instituto Opinião, sediado em Campina Grande, um dos mais acreditados do Nordeste e com 26 anos de experiência acumulada.

Fonte: Instituto Opinião

Serginho também lidera na espontânea

Na pesquisa espontânea (quando o Instituto faz a primeira pergunta sobre o pleito sem apresentar os nomes dos candidatos), os dados são tecnicamente semelhante ao cenário estimulado (quando os nomes são apresentados).

O prefeito Serginho Lima tem a preferência de 61,2% dos entrevistados contra 33,5% do ex-prefeito Zé de Oscar. Branco, nulo ou nenhum são 2,3%. Já indecisos ou não sabem representam 3%.

Fonte: Instituto Opinião

60,8% têm certeza do voto em Serginho e 34,6% em Zé de Oscar

O Instituto Opinião verificou, ainda, o grau de convicção do voto eleitor e a opinião sobre os candidatos na disputa pela Prefeitura de Baía da Traição, no Litoral Norte do Estado.

Quando questionados sobre Sérgio Lima (DEM), 60,8% dos eleitores deram a certeza que iriam votar no prefeito nas eleições do próximo domingo (15), enquanto 1,9% disseram que poderiam votar no gestor.

Por outro lado, 33,1% afirmaram que não votariam de jeito nenhum no democrata e 3,1% dizem não conhecer o candidato suficiente para fazer qualquer tipo de avaliação. Do total de entrevistados, 1,1% não responderam ao questionamento.

Fonte: Instituto Opinião

Já em relação ao ex-prefeito Zé de Oscar, 34,6% enfatizaram ao Instituto Opinião que vão votar, com certeza, no tucano e 3,2% pontuaram que poderiam votar.

O ex-gestor, porém, é rejeitado por mais da metade dos munícipes. Nesse cenário, 56,9% disseram que não votariam em hipótese alguma nele. Já 0,8% informaram que não o conhecem o necessário e 1,5% não responderam aos pesquisadores.

Fonte: Instituto Opinião

Baía da Traição: João e Serginho são aprovados e Bolsonaro reprovado

O Instituto Opinião também realizou a a avaliação dos eleitores da Baía da Traição sobre as gestões municipal, estadual e federal.

O prefeito Serginho Lima (DEM) tem o governo aprovado em 68,1% e reprovado por 30,8%. Quando questionados sobre o democrata, 1,1% dos entrevistados disseram que não sabem ou não responderam à pesquisa.

Fonte: Instituto Opinião

O governador João Azevêdo (Cidadania), prestes a concluir o segundo ano do primeiro mandato, alcançou a aprovação de 60,8% dos eleitores no município. A gestão estadual, porém, foi reprovada por 26,5%. Já 12,7% não sabem avaliar ou não responderam.

Fonte: Instituto Opinião

Jair Bolsonaro (sem partido) não conseguiu convencer os eleitores. A gestão federal é reprovada por 62,3% dos munícipes e aprovada por 29,2%. Sobre presidente da República, 8,5% não responderam ou informaram que não sabem avaliar.

Fonte: Instituto Opinião

Dados técnicos

O Instituto Opinião realizou 260 entrevistas pessoais e domiciliares com eleitores de comunidades da zona urbana e rural do município da Baía da Traição no último dia 8 de novembro.

Os questionários foram aplicados nas seguintes localidades: Akajutibiró, Alto do Timbá, Bento, Bom Fica, Centro, Cumaru, Forte, Galego, Lagoa do Mato, Laranjeiras, Morrinho, Salva, São Francisco, Tracoeira, Várzea e Vila São Miguel.

A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.

O intervalo de confiança da pesquisa estimado é de 95% e a margem de erro admitida é de 6,1 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Houve uma fiscalização em aproximadamente 20% dos questionários, executado in loco pelo coordenador de campo e uma filtragem em todos os questionários após a realização das entrevistas.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo PB-05150/2020.

Instituto Opinião

Com 26 anos de experiência, o Instituto Opinião, com sede em Campina Grande, acumula atuação destacada na Paraíba e em estados do Nordeste. Dirigido pelo estatístico Joaquim Braga, é um dos mais respeitados e acreditados no segmento. Tem parceria com o Portal MaisPB desde as eleições de 2016.

MaisPB

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios