Segunda onda da Covid-19? Conheça a situação da pandemia na Paraíba
Taxa de reprodução da doença cresceu, assim como a média móvel
A pandemia da Covid-19 volta a crescer na Paraíba e acende o alerta de novos casos de reprodução da doença, assim como a ocupação dos leitos em hospitais. De acordo com o Observatório de Síndromes Respiratórias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a evolução da taxa de reprodução (Rt) do novo coronavírus indica que a cada 100 pessoas contaminadas, mais 125 podem se infectar.
Nessa terça-feira (17), a taxa de Rt da Paraíba estava com índice de 1,25, acima da média nacional de 1,17.
Segundo especialistas, o número reprodutivo de Rt indica quantas pessoas, em média, um indivíduo infeccioso pode contagiar.
Menor de 1
Se cada indivíduo infeccioso causa, em média, menos do que uma nova infecção, então os níveis de contágio da doença irão decair e a doença irá, eventualmente, desaparecer.
O índice da Paraíba chegou a 0,8 há algumas semanas, segundo a SES.
Igual a 1
Se cada indivíduo infeccioso causa, em média, exatamente uma nova infecção, então os níveis de contágio da doença permanecerão estáveis e a doença se tornará endêmica.
Maior que 1
Se cada indivíduo infeccioso causa, em média, mais do que uma nova infecção, então a doença se propagará na população e poderá haver uma epidemia.
No início desta semana, a Rt estava acima de 1 em 20 Estados (Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins) e no Distrito Federal.
Segunda onda?
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) admite preocupação com o aumento de novos casos, mas não acredita no momento da segunda onda. “Na Paraíba não há segunda onda porque ainda não saímos da primeira. Diferente da Europa onde houve a explosão de casos seguida de diminuição, voltando agora a ascender”, afirmou o secretário Geraldo Medeiros.
O secretário voltou a afirmar que o relaxamento nas medidas de prevenção e decretos de flexibilização por parte das prefeituras são os motivos de crescimentos dos casos.
Boletim
Nessa terça-feira, a Paraíba registrou 608 novos casos de Covid-19 e cinco óbitos confirmados desde a última atualização, três deles nas últimas 24h. Até o momento, 139.776 pessoas já contraíram a doença, 112.499 já se recuperaram e 3.216 faleceram.
Em João Pessoa, pacientes denunciaram a dificuldade para realização de testes da doença, o que pode gerar substantificação dos dados. Reportagem T5.