Segunda onda da Covid-19? Conheça a situação da pandemia na Paraíba

Taxa de reprodução da doença cresceu, assim como a média móvel

A pandemia da Covid-19 volta a crescer na Paraíba e acende o alerta de novos casos de reprodução da doença, assim como a ocupação dos leitos em hospitais. De acordo com o Observatório de Síndromes Respiratórias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a evolução da taxa de reprodução (Rt) do novo coronavírus indica que a cada 100 pessoas contaminadas, mais 125 podem se infectar.

Nessa terça-feira (17), a taxa de Rt da Paraíba estava com índice de 1,25, acima da média nacional de 1,17.

Segundo especialistas, o número reprodutivo de Rt indica quantas pessoas, em média, um indivíduo infeccioso pode contagiar.

Menor de 1

Se cada indivíduo infeccioso causa, em média, menos do que uma nova infecção, então os níveis de contágio da doença irão decair e a doença irá, eventualmente, desaparecer.

O índice da Paraíba chegou a 0,8 há algumas semanas, segundo a SES.

Igual a 1

Se cada indivíduo infeccioso causa, em média, exatamente uma nova infecção, então os níveis de contágio da doença permanecerão estáveis e a doença se tornará endêmica.

Maior que 1

Se cada indivíduo infeccioso causa, em média, mais do que uma nova infecção, então a doença se propagará na população e poderá haver uma epidemia.

No início desta semana, a Rt estava acima de 1 em 20 Estados (Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins) e no Distrito Federal.

Foto: Reprodução/Observatório de Síndromes Respiratórias da UFPB.

Segunda onda?

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) admite preocupação com o aumento de novos casos, mas não acredita no momento da segunda onda. “Na Paraíba não há segunda onda porque ainda não saímos da primeira. Diferente da Europa onde houve a explosão de casos seguida de diminuição, voltando agora a ascender”, afirmou o secretário Geraldo Medeiros.

O secretário voltou a afirmar que o relaxamento nas medidas de prevenção e decretos de flexibilização por parte das prefeituras são os motivos de crescimentos dos casos.

Boletim

Nessa terça-feira, a Paraíba registrou 608 novos casos de Covid-19 e cinco óbitos confirmados desde a última atualização, três deles nas últimas 24h. Até o momento, 139.776 pessoas já contraíram a doença, 112.499 já se recuperaram e 3.216 faleceram.

Em João Pessoa, pacientes denunciaram a dificuldade para realização de testes da doença, o que pode gerar substantificação dos dados. Reportagem T5.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios