Cresce expectativa de filiação de Jair Bolsonaro ao PP

Março de 2021 é a data limite para que o presidente consiga viabilizar o Aliança pelo Brasil.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aumentou as expectativas de uma filiação ao Progressistas (PP), após comentar a proximidade do prazo final para registrar o Aliança Pelo Brasil. A legenda, criada em novembro de 2019 para receber o presidente após sua saída do PSL, reuniu menos de 10% do número de assinaturas necessárias para registrar a legenda junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Março de 2021 é a data limite para que o presidente consiga viabilizar o Aliança pelo Brasil. Caso não consiga formar o partido, lançado em novembro de 2019, Bolsonaro disse nessa segunda-feira (23) que “vai ter uma nova opção”.

“Não é fácil formar um partido hoje em dia. A gente está tentando, mas se não conseguir a gente em março vai ter uma nova opção, tá ok?”, disse Bolsonaro, a apoiadores. Defensores da formação do Aliança seguem sem esperança de que o presidente vá se mobilizar para avançar na criação da legenda.

A tendência, dizem, é o presidente voltar a fazer rodada de negociações com os partidos que já têm recursos em caixa, caso contrário terá de fazer uma campanha à reeleição novamente sem qualquer dinheiro público.

Centrão

De acordo com O Globo, em meados de junho de 2020, Bolsonaro se aproximou de partidos do chamado Centrão, como PP, PR e Republicanos.

Na Câmara dos Deputados, esses partidos tem dado sustentação à base aliada do governo e auxiliado na aprovação de temas importantes para a área econômica. Bolsonaro já foi filiado ao PP, do senador Ciro Nogueira (PP-PI) durante nove anos.

Na última semana, o PP foi considerado o maior vencedor das eleições municipais de 2020, com a maior taxa de eficiência. A sigla elegeu 46,4% de todos os seus candidatos a prefeito. Outros partidos de Centro também tiveram bons resultados, como MDB (40,9%), DEM (40,8%), PSD (40,7%) e PSDB (40,2%).

Em entrevista à Folha de São Paulo, Ciro Nogueira (PP-PI) afirmou que tem “certeza da reeleição do presidente”.

“O PP está fechado [com ele] em 2022. O PP tem um histórico de fidelidade aos projetos políticos dos quais faz parte”, disse Ciro Nogueira.

Ao ser perguntado se o PP convidou Bolsonaro para fazer parte do partido, ele respondeu: “Sempre. Sempre. É um desejo enorme. Se nós estamos no projeto político é um sonho ter o presidente no partido.”

Perguntado se Bolsonaro deu indicativo de voltar ao PP, Ciro respondeu: “Ele diz que tem muita saudade do partido.”

Outros partidos

O presidente também tem bom diálogo com Marcos Pereira, presidente do Republicanos, partido escolhido pelo filho 01, senador Flávio Bolsonaro (RJ), para se filiar após deixar o PSL no ano passado.

Bolsonaro e Flávio deixaram o PSL, do deputado federal Luciano Bivar (PSL-PE), após consecutivas desavenças pelo comando de diretórios estaduais, que recebem parte dos recursos partidários que a legenda passou a ter direito após as eleições presidenciais de 2018.

Apoios

Nesta quinta-feira (26), o presidente Bolsonaro gravou um vídeo ao lado do deputado Vitor Hugo (PSL), declarando apoio ao candidato Roberto Naves (PP-GO), em Anápolis, Goiás. Roberto Naves enfrenta Antônio Gomide (PT-GO) no segundo turno das eleições municipais.

“Nós sabemos quem está do outro lado, qual o partido que está do outro lado. Do nosso lado aqui, nós temos o progresso, o desenvolvimento, o respeito à família”, disse o presidente.

Nesta quarta-feira (25), Bolsonaro gravou vídeo com o senador Márcio Bittar (MDB) declarando apoio para o candidato Tião Bocalom (PP-AC), em Rio Branco, no Acre.

“Neste segundo turno, estamos juntos aí, boa sorte”, diz no vídeo.

Bocalom enfrenta a atual prefeita, Socorro Neri (PSB), que assumiu o cargo em 2018 com a renúncia do prefeito Marcus Alexandre (PT), que deixou a prefeitura para se candidatar ao governo do estado. Ele foi derrotado no primeiro turno.

Tanto Bocalom quanto Naves lideram as pesquisas de intenção de voto.

Em João Pessoa, o candidato Cícero Lucena (PP) disputa o segundo turno com o candidato do MDB, Nivan Ferreira.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios