Covid-19: Conselho de Saúde alerta para risco real de falta de agulhas e seringas

Segundo ele, o país corre “risco real” de ter a vacina e não ter agulha suficiente para vacinar a população.

Brasília – O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Eduardo Lula, disse nesta quarta-feira que é preocupante o fracasso do governo para compra de seringas e agulhas para a vacinação contra a Covid-19. Segundo ele, o país corre “risco real” de ter a vacina e não ter agulha suficiente para vacinar a população.

A pasta só conseguiu garantir 7,9 milhões de unidades enquanto buscava adquirir 331,2 milhões no pregão realizado ontem.

— Corremos o risco real de termos vacina e não termos agulhas e seringas suficientes. O Ministério tem de urgentemente reunir a indústria nacional para saber como proceder. Sob pena de medidas drásticas serem tomadas, como, por exemplo a requisição administrativa ou a proibição de exportação dos estoques no Brasil —disse Lula.

No pregão eletrônico concluído ontem houve vencedor em apenas um dos quatro itens da concorrência. E, mesmo assim, o fornecedor se comprometeu apenas com uma entrega parcial dos itens.

O presidente do Conass destaca que é obrigação do governo comprar os insumos em situações excepcionais. Na pandemia, o governo federal tem feito processos de compra unificados na busca de garantir melhor preço e a entrega dos materiais. Lula também critica a condução do Ministério da Saúde para uma campanha nacional de vacinação contra o novo coronavírus.

— É uma vergonha sermos referência mundial em imunização e estarmos tão atrasados em relação à vacinação contra a Covid-19- — afirmou.

O governo federal avalia que poderia implementar o plano nacional de imunização a partir de 20 de janeiro, caso alguma vacina seja certificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em tempo hábil, mas a dificuldade para a compra das seringas e agulhas pode ser um novo complicador.

O Ministério da Saúde foi procurado pela reportagem, mas não retornou.

O Globo Online

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios