“Eficácia de 78% é muito boa”, analisa secretário de Saúde, sobre percentual da CoronaVac
O secretário de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), Geraldo Medeiros, analisou que a “eficácia de 78% é uma eficácia muito boa”.
A informação divulgada pelo Governo de São Paulo sobre a eficácia de 78% da vacina CoronaVac, nesta quinta-feira (07), é considerado um percentual positivo. O secretário de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), Geraldo Medeiros, analisou que a “eficácia de 78% é uma eficácia muito boa”.
De acordo com o secretário, que é médico, os dados divulgados sobre a CoronaVac mostrou uma eficácia e ainda que “diminuiu em 100% os casos moderados graves. Então é uma vacina de boa qualidade. De qualidade excelente e segurança e eficácia”. Essa vacina é desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.
“Qualquer vacina que ultrapasse 50% de cobertura ela é útil. É claro que se você tem uma vacina que tem um rendimento de 50%, você tem que vacinar mais pessoas para conseguir a imunidade de rebanho. Mas a eficácia de 78% é uma eficácia muito boa”, disse ao ClickPB.
Os testes feitos com a CoronaVac garantiu a proteção total (100%) contra mortes, casos graves e internações naquelas pessoas voluntárias vacinadas que foram contaminadas com o vírus. Participaram como voluntários 12.476 profissionais de saúde. Desses, 220 foram infectados, mas nenhum deles precisou de internação e todos se recuperaram.