Veja o que pode e o que não pode levar para as provas do Enem
O Enem será aplicado em todo o território nacional, com exceção do Amazonas, em razão da calamidade provocada pela pandemia da Covid-19.
Mais de 5,7 milhões de candidatos fazem as provas impressas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) neste domingo (17). O Enem será aplicado em todo o território nacional, com exceção do Amazonas, em razão da calamidade provocada pela pandemia da Covid-19.
Este ano, por causa da pandemia, os estudantes terão que seguir uma série de regras. Para fazer o exame alguns itens são obrigatórios.
O que pode levar:
– Documento oficial de identificação com foto e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
– a máscara de proteção facial. É recomendado que os participantes levem máscaras extras para trocar durante a prova.
– É permitido que os participantes levem seu próprio produto caso desejem.
– Os candidatos podem levar lanche e água e/ou outras bebidas.
O que não pode:
– Entrar na sala de aula sem máscara de proteção.
– Utilização de equipamentos eletrônicos é proibida. Se levar algum aparelho, terá que guardar em envelope porta-objetos.
– O candidato não deve portar, fora do envelope fornecido, após entrar no local de prova, os objetos: declaração de comparecimento; óculos escuros e artigos de clapelaria (boné, chape, viseira ou similares); caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos ou anotações;
– Entrar após o fechamento dos portões, que é às 13h (horário de Brasília).
– bebidas alcoólicas não são permitidas e podem levar à eliminação do candidato.
Candidatos diagnosticados com a Covid-19
Caso tenham sido diagnosticados com Covid-19 ou apresentem sintomas da doença ou de outras doenças infectocontagiosas, devem comunicar o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pelo telefone 0800-616161 e não precisam comparecer ao exame. Eles poderão fazer o exame na reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro.
Primeiro dia de prova
Neste domingo, os participantes fazem as provas objetivas de linguagens e ciências humanas, com 45 questões cada, e a prova de redação.
Os portões serão abertos às 11h30. Os estudantes podem entrar no local de prova até as 13h, no horário de Brasília. As provas começam a ser aplicadas às 13h30. Os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para resolver as questões. A prova termina às 19h.
O exame continua no próximo domingo, dia 24, quando serão aplicadas as provas de ciências da natureza e de matemática.