Paraíba tem 11 casos confirmados de crianças com síndrome associada à covid-19
A síndrome, trata-se de uma condição inflamatória rara, com amplo espectro de sintomas, que afeta os vasos sanguíneos de crianças e adolescentes.
Pelo menos 11 crianças diagnosticaram positivo para Síndrome Multissistêmica Inflamatória Pediátrica (SIM-P) no estado até esta quarta-feira (4). A síndrome, trata-se de uma condição inflamatória rara, com amplo espectro de sintomas, que afeta os vasos sanguíneos de crianças e adolescentes. Associada à contaminação por covid-19, a síndrome levou a morte três crianças de até quatro anos de idade.
Em entrevista a TV Cabo Branco, o secretário executivo da saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, os sintomas da síndrome foram apresentados pouco depois das crianças terem sido infectados pela covid-19.
“É uma manifestação da primeira e da segunda infância, basicamente. Consiste em uma repercussão inflamatória, um efeito tardio da Covid. A criança tem os sintomas do coronavírus, estes sintomas passam e, com duas ou três semanas depois, começam a aparecer algumas manifestações como dor de garganta; vermelhidão dentro da boca, na língua e na garganta; manchas vermelhas nas partes mais claras do corpo, como a palma da mão, e nos braços”, disse Beltrammi em entrevista à TV Cabo Branco.
Segundo a recomendação da Secretária de Estado da Saúde (SES), ao apresentar os sintomas, os pais ou responsáveis devem procurar um serviço de atendimento à saúde mais próximo.