“Bolsonaro está com o dele na reta. Lula no jogo, vence as eleições”, diz presidente do PT estadual sobre anulação das condenações do ex-presidente
O presidente estadual do PT na Paraíba, Jackson Macêdo, afirmou que a volta da elegibilidade do ex-presidente Lula vai zerar o jogo para as eleições presidenciais de 2022. Lula teve os direitos políticos devolvidos nesta segunda-feira (8) após o ministro Edson Fachin, do Superior Tribunal Federal (STF), anular todas as condenações do petista proferidas pela Justiça Federal no Paraná relacionadas às investigações da Operação Lava Jato.
“Foi uma decisão que a gente já sabia de muito tempo e ela demorou a acontecer, porque o argumento que o ministro Fachin toma para a decisão é de que os casos do tríplex, de Atibaia e do Instituto Lula não têm vinculação com a Petrobras. Como não tem vinculação com a Petrobras, Lula não podia ser julgado por Curitiba, por aquela quadrilha que se formou e que tinha Dallagnol e Moro como chefes. O processo de Lula deveria ser julgado ou pela Justiça Federal de São Paulo ou a de Brasília. Isso foi dito desde o começo pela defesa. Então é uma forma que Fachin usou de driblar essa questão para tentar manter Moro sem a suspenção. O grande objetivo da defesa de Lula é a suspeição de Moro, a anulação de todos os processos pela suspeição de Moro, ou seja, ele salva Moro, mas como consequência disso ele coloca o presidente Lula elegível de novo, com todos os processos anulados”, explicou o presidente do PT no estado.
Ainda segundo Jackson, a elegibilidade de Lula vai unir partidos de esquerda, que vão estar juntos nas próximas eleições. Macêdo ainda afirmou que o presidente Jair Bolsonaro vai ‘sentir o golpe’.
“2022 bate à porta. Lula é o candidato das esquerdas em 2022. O Brasil precisa de Lula, não aguenta mais Bolsonaro, não aguenta mais esse descaso com a pandemia. Não aguenta mais aumento de combustível três ou quatro vezes por mês. Agora, essa decisão do STF tem consequências na vida política do Brasil. Você vão ver agora Bolsonaro dando auxílio emergencial, comprando vacinas. Porque ele sabe que o dele está na reta para 2022, porque Lula agora entrou no jogo e Lula no jogo ele vence as eleições. Essa é a grande expectativa do PT”, finalizou Jackson.