Calvário enfraquece Romero para 2022 e PSDB se movimenta para articular pré-candidatura de Pedro

Ao menos teremos uma prévia disputadíssima para escolher o representante da oposição em 2022.

Virtual candidato ao Governo do Estado em 2022, a pré-candidatura de Romero Rodrigues. (PSD), até algumas semanas, era dada como inquestionável. Era, praticamente, unanimidade, no grupo. Romero saiu fortalecido do processo eleitoral de 2020. Elegeu o sucessor no primeiro turno, com uma votação expressiva. A gestão é muito bem avaliada. Afora isso, a pré-candidatura do ex-prefeito conta com a extrema simpatia do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O cenário de ventos favoráveis, no entanto, foram modificados, em poucas semanas, com a “tempestade” provocada, primeiro, pela denúncia do Ministério Público. Depois, pela aceitação da denúncia, tornando Romero réu na Calvário. Embora não tenha efeitos jurídicos imediatos, até porque o ex-prefeito terá todo o direito de ampla defesa, a decisão tem implicações políticas desastrosas. Coloca o campinense no mesmo patamar de outros réus da Calvário, guardadas as devidas proporções.

Como em política nenhum espaço fica vazio, imediatamente após a decisão da justiça, o deputado federal e presidente do PSDB da Paraíba, Pedro Cunha Lima, fez um movimento claro visando fortalecer o agrupamento político para ocupar o espaço que até então, Romero ocupava soberanamente. Pessoas próximas a Pedro deixaram claro que ele é pré-candidato ao Governo do Estado e faz gestos nessa direção. Ao abrir espaço na Câmara Federal para o suplente Rafafá, o PSDB começa a dialogar com a comunidade LGBT, que vai ter um representante tucano gay no Congresso.

“Refleti bastante sobre essa decisão e tenho cada vez mais certeza que o futuro é colaborativo e que é fundamental ter espírito de grupo”, postou Pedro nas redes sociais ao anunciar licença da Câmara. O tucano começa a pavimentar o apoio partidário necessário para se apresentar como alternativa viável do grupo. Porém, mesmo fragilizado, Romero ainda é forte. Ao menos teremos uma prévia disputadíssima para escolher o representante da oposição em 2022.

Da redação/ Com Blog do Anderson Soares

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios