Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória; gerente alerta para possível suspensão do benefício

A exigência estava suspensa desde maio de 2020 por causa da pandemia da Covid-19 e não causava a suspensão do benefício.

A partir desta terça-feira (1°), a prova de vida para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de todo país volta a ser obrigatória. A exigência estava suspensa desde maio de 2020 por causa da pandemia da Covid-19 e não causava a suspensão do benefício. Com o retorno da obrigatoriedade, os aposentados e pensionistas que não realizarem a confirmação do cadastro terão o benefício suspenso.

A prova de vida é obrigatória para todos que recebem benefícios por meio de conta-corrente, poupança ou cartão magnético. De acordo com Wilker Lucena, gerente regional do INSS na Paraíba, o procedimento serve para evitar fraudes e pode ser feito em toda rede bancária do Estado.

“A comprovação serve para fins de não cancelamento dos benefícios do INSS. Esse é um serviço realizado em toda rede bancária para todos os beneficiários e segurados do INSS. Lembrando que aqueles que não conseguem fazer essa comprovação na rede bancária podem usar o serviço do 135”, explicou Wilker em entrevista ao Sistema Arapuan de Comunicação.

De acordo com a Portaria 1.299, que retomou a obrigatoriedade da prova de vida para os residentes no Brasil, ela começará com os benefícios em que não houve a realização por nenhum canal disponibilizado para esse procedimento. Eles integram o primeiro lote do processo de comprovação de vida por biometria facial.

Esses beneficiários selecionados para fazer a prova de vida por biometria facial e que ainda não realizaram o procedimento, devem fazê-lo pelo aplicativo Meu INSS, disponível para baixar na Play Store e na Apple Store, ou através do número 135. Após realizar a prova de vida, o segurado pode consultar o resultado pelo aplicativo.

“Existem algumas alternativas, a exemplo do aplicativo Meu INSS. Ainda existe uma outra opção para aqueles que estão acamados, com dificuldade de locomoção ou para quem tem mais de 80 anos de vida. É só ligar no 135 e seguir as orientações. Se tiver mais de 80 anos, a comprovação é por idade, não precisa de laudo, é só solicitar que a prova seja feita na casa do segurado. Caso a pessoa tem dificuldade de locomoção, vai ter que ser comprovado por meio de laudo médico, também informando no 135 e alguém vai até o segurado realizar a prova de vida”, explicou Wilker Lucena.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios