Em Tempo Real: CPI usa 41 voluntários para checar informações de depoentes

A equipe de Renan organizou um grupo de 41 pessoas que checam em tempo real as informações dos depoentes.

Durante o depoimento do ex-secretário de Comunicação da Presidência da República Fábio Wajngarten, o relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), sentiu a necessidade de ter um assessoramento que lhe permitisse a checagem das declarações dos depoentes em tempo real. Requerida à Mesa do Senado, a contratação de uma agência de checagem de fatos foi negado pela presidência. A alternativa foi contar com o trabalho voluntário.

A partir disso, a equipe de Renan organizou um grupo de 41 pessoas que checam em tempo real as informações dos depoentes. O grupo reúne-se pelo Telegram, segundo as informações do site Congresso em Foco. À medida que os depoentes falam na CPI, eles vão fazendo a checagem e informam ao relator da CPI as inconsistências para que Renan as rebata.

O grupo de voluntários é formado por pessoas com boa experiência na navegação pela internet, que já trabalham com isso de forma individual ou para instituições e que resolveram auxiliar a CPI pela importância que reputam à apuração dos fatos relativos à pandemia da covid-19.

A solução voluntária para a checagem das declarações dos depoentes é algo decorrente de certa insatisfação que o núcleo da CPI vem sentindo com relação ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Integrantes da equipe mais próxima do relator, Renan Calheiros, do presidente Omar Aziz (PSD-AM) e do vice-presidente, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), reclamam que Pacheco tenta como pode atrapalhar os trabalhos. Desde o início, quando não queria instalar a CPI e acabou obrigado a isso por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

Congresso em Foco

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios