XP/Ipespe: Lula tem 40% contra 24% de Bolsonaro; governo é rejeitado por 54%
O levantamento também aponta alta no índice de rejeição do presidente Jair Bolsonaro
A pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta terça-feira (17) pela revista Veja mostra um crescimento no número de intenções de voto no ex-presidente Lula (PT) para as eleições de 2022. O levantamento também aponta alta no índice de rejeição do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
De acordo com o instituto, caso as eleições fossem hoje Lula teria 40% contra 24% de Bolsonaro.
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece com 10%, Sérgio Moro (sem partido) tem 9%, o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM) e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), somam 4% cada.
Em um cenário com o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), Lula também lidera com 37%, enquanto Bolsonaro tem 28%, Dória e Datena têm 5% cada. Já o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) é lembrado por 1% dos eleitores.
Avaliação do governo Bolsonaro
Os dados da pesquisa XP/Ipespe mostram que o governo Bolsonaro é avaliado como ruim e péssimo para 54% dos entrevistados. Para 23%, a gestão do Planalto é regular. Já os que consideram o governo bom ou ótimo somam 20%.
Rejeição
A XP/Ipespe também quis saber em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum caso as eleições fossem hoje. Nesse quesito, 61% dos entrevistados não votariam em Bolsonaro “de jeito nenhum”. Já Lula é rejeitado por 45% dos entrevistados. Os que votariam em Bolsonaro “com certeza” são 23% contra 38% de Lula.
Sobre a pesquisa
Foram realizadas 1.000 entrevistas, de abrangência nacional, de 11 a 14 de agosto. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.
MaisPB