XP/Ipespe: Lula tem 40% contra 24% de Bolsonaro; governo é rejeitado por 54%

O levantamento também aponta alta no índice de rejeição do presidente Jair Bolsonaro

A pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta terça-feira (17) pela revista Veja mostra um crescimento no número de intenções de voto no ex-presidente Lula (PT) para as eleições de 2022. O levantamento também aponta alta no índice de rejeição do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

De acordo com o instituto, caso as eleições fossem hoje Lula teria 40% contra 24% de Bolsonaro.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece com 10%, Sérgio Moro (sem partido) tem 9%, o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM) e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), somam 4% cada.

Em um cenário com o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), Lula também lidera com 37%, enquanto Bolsonaro tem 28%, Dória e Datena têm 5% cada. Já o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) é lembrado por 1% dos eleitores.

Avaliação do governo Bolsonaro 

Os dados da pesquisa XP/Ipespe mostram que o governo Bolsonaro é avaliado como ruim e péssimo para 54% dos entrevistados. Para 23%, a gestão do Planalto é regular. Já os que consideram o governo bom ou ótimo somam 20%.

Rejeição 

A XP/Ipespe também quis saber em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum caso as eleições fossem hoje. Nesse quesito, 61% dos entrevistados não votariam em Bolsonaro “de jeito nenhum”. Já Lula é rejeitado por 45% dos entrevistados. Os que votariam em Bolsonaro “com certeza” são 23% contra 38% de Lula.

Sobre a pesquisa 

Foram realizadas 1.000 entrevistas, de abrangência nacional, de 11 a 14 de agosto. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

MaisPB

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios