Após erupção de vulcão, risco de tsunami no Brasil é descartado por especialista
Estradas foram fechadas devido à explosão.
O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção neste domingo (19), em La Palma, uma das ilhas do arquipélago espanhol Ilhas Canárias. De acordo com autoridades espanholas, que pediram aos curiosos para não se aproximarem da área, 300 pessoas foram retiradas de suas casas e enviadas para o campo de futebol de El Paso. Estradas foram fechadas devido à explosão.
O portal de notícias Uol publicou uma matéria neste domingo (19), onde o pesquisador Carlos Teixeira, do Instituto Labomar (Instituto de Ciências do Mar), vinculado à UFC (Universidade Federal do Ceará, descartou um possível tsunami no Brasil. Segundo o acadêmico, o fenômeno que ocorre na parque Cumbre Vieja, a oeste da África tem sido monitorado, mas ainda é tido como pequeno e que “em nenhum momento” está gerando ameaça de tsunami no país.
Na semana passada, um alerta de risco sobre o fenômeno provocou especulações de que o litoral nordestino poderia ser afetado com a formação de grandes ondas a partir da erupção do vulcão Cumbre Vieja. O assuntou preocupou paraibanos e, na oportunidade, o Portal T5 conversou com o geógrafo do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Ericson Nóbrega Torres, que disse que as chances seriam remotas de fato.