Trocando acusações ou elogios? Senadores batem boca na CPI: ‘Vagabundo’, ‘picareta’

O tumulto começou quando Renan disse que há corrupção na gestão do presidente Jair Bolsonaro

A CPI da Covid teve um de seus momentos mais tensos durante a sessão desta quinta-feira (23). Os senadores Renan Calheiros (MDB-AL), relator, e o senador Jorginho Mello (PL-SC) trocaram acusações, entre gritos de “puxa-saco” e “vagabundo”, e precisaram ser contidos fisicamente pelos colegas parlamentares, que evitaram uma briga pior.

O tumulto começou quando Renan disse que há corrupção na gestão do presidente Jair Bolsonaro e citou como exemplo o fato de o governo ter feito contratos de compra de vacinas e insumos contra a pandemia com empresas agora investigadas.

“Foi empresa dessa gente escolhida pelo presidente para comprar vacina. Ele preferiu esse tipo de negociação. É por isso que tem aumentado a cada dia a percepção de que o governo é um governo corrupto”, afirmou Renan.

Jorginho, aliado do Palácio do Planalto, não gostou da declaração e tentou defender Bolsonaro.

“Não foi governo que escolheu [as empresas]. Foram os picaretas que tentaram vender”, bradou.

O relator reclamou da interrupção, já em tom elevado. “Eu não permito que me interrompam. Pode defender o seu presidente da República quando quiser. Na hora q eu falo, não”.

Jorginho ainda repetiu que o governo não escolheu negociar com “picaretas”. Renan ressaltou que não admitir ser interrompido. Então Jorginho gritou:

“Vá para os quintos!”

“Vá vossa excelência, com o seu presidente e o Luciano Hang [empresário aliado de Bolsonaro]”, respondeu Renan.

Jorginho defendeu Hang: “Vá lavar a boca para falar do Luciano Hang, um empresário decente, um homem honrado”.

“Vá lavar a tua, vagabundo”, atacou Renan.

Contidos pelos colegas

A partir daí, o bate-boca se intensificou de vez. Jorginho chamou Renan de “ladrão e picareta”. O relator repetiu as mesmas ofensas para o colega.

Em meio ao tumulto, Renan se levantou da tribuna para se aproximar de Jorginho, sentado no plenário da comissão. A CPI ainda não havia registrado uma discussão em que senadores se levantaram para tirar satisfações um com o outro.

Formou-se um tumulto em torno dos dois parlamentares. Renan chamou Jorginho de “puxa-saco”. Jorginho rebateu: “Vagabundo”

Demais senadores presentes tiveram que conter fisicamente, até mesmo com abraços, Renan e Jorginho. Com isso, os ânimos aos poucos se acalmaram, Renan voltou à tribuna e o depoimento desta quinta, do empresário Danilo Trento, foi retomado.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios