Em novo decreto, João Pessoa libera shows e prevê 100% de público

O ponto alto do texto é a regulamentação para o retorno de shows e eventos em toda capital.

Foi publicado na tarde desta quinta-feira (30), o novo decreto que regula as medidas restritivas contra a Covid-19 em João Pessoa nos próximos dias. O ponto alto do texto é a regulamentação para o retorno de shows e eventos em toda capital.

O decreto passa a valer a partir desta sexta-feira (1º) e tem validade até o dia 17 de outubro.

Shows poderão acontecer com 20% da capacidade de público e o aumento deve ser gradual. A estimativa é de que em novembro as casas de espetáculos recebam 50% do público. Na primeira quinzena de dezembro a capacidade estimada sobre para 80% e na segunda quinzena deve ser liberada para 100% da capacidade.

O decreto destaca que, apesar da estimativa prevista, poderá haver suspensão nessa liberação caso haja aumento nos número de casos e aumento da ocupação dos leitos em hospitais de referência.

Para a retomada de atividades do setor, os organizadores de eventos devem obedecer outros protocolos, como: disponibilizar álcool 70%, aferir a temperatura dos espectadores, exigir a apresentação do cartão de vacinação com no mínimo a primeira dose aplicada 14 dias antes do evento e apresentação do teste negativo para Covid-19. O teste negativo é dispensado para quem estiver com o esquema de vacinação completo (ter tomado as duas doses de vacinação, ou a vacina de dose única).

A mesma capacidade, de 20%, se aplica para estádios e ginásios de esportes. Nesse locais, é determinado o distanciamento mínimo de um metro entre o público presente, uso obrigatório de máscaras faciais, disponibilização de álcool 70%, aferição da temperatura corporal na entrada, exigência de apresentação de cartão de vacinação com, no mínimo, a comprovação da primeira dose da vacina, há pelo menos 14 dias, e apresentação de teste de antígeno negativo para Covid-19 realizado em até 72 horas antes do evento, sendo dispensada a apresentação do exame para as pessoas que já se encontrarem com o esquema vacinal completo (duas doses), proibição de venda e consumo de bebidas alcoólicas no local. além de outros protocolos emanados da Gerência de Vigilância Sanitária do Município.

Bares, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência e estabelecimentos similares somente poderão funcionar com atendimento nas suas dependências das 6h até 0h, com ocupação de 50% da capacidade do local, mantendo-se entre as mesas distanciamento de, no mínimo, um metro, sendo obrigatória a colocação de álcool em gel em cada uma delas, devendo esses estabelecimentos, sempre que possível, prestigiar as áreas livres e abertas, ficando vedada, antes e depois do horário estabelecido, comercialização de qualquer produto para consumo no próprio estabelecimento, cujo funcionamento poderá ocorrer apenas através de delivery ou para retirada pelos próprios clientes (takeaway).

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios