Mídia de Pernambuco destaca projeto do Porto de Águas Profundas no Litoral Norte paraibano

Há poucos dias, houve uma reunião com prefeitos do Litoral Norte e o reitor Valdiney Gouveia (UFPB), para atualizar o projeto desenvolvimento pela Universidade.

Paraíba é destaque no Jornal do Comércio, de Pernambuco, por conta de um projeto ousado, idealizado pelo ex-governador José Maranhão, em seu segundo mandato, que é o chamado Porto de Águas Profundas, no Litoral Norte do Estado, à altura do município de Mataraca.

Há poucos dias, houve uma reunião com prefeitos do Litoral Norte e o reitor Valdiney Gouveia (UFPB), para atualizar o projeto desenvolvimento pela Universidade. Com um investimento de aproximadamente R$ 6 bilhões, o PAP fica localizado no ponto das Américas mais próximo da Europa e África.

Além de sua localização privilegiada, a cerca de seis quilômetros da beira-mar, o porto tem um calado de, pelo menos 16 metros, o que já permite a atracagem de navios de grande porte, para embarque e desembarque de contêiner, o que faz do PAP um dos portos mais atrativos do Nordeste.

Dadas as suas características, o PAP tem condições de concorrer, não apenas com Pecém (CE), como também Suape (PE), além de ser uma alternativa ao Porto de Cabedelo, que tem um calado muito baixo, e não tem como ser aprofundado, apesar de várias tentativas realizadas nas docas.

No atual projeto em andamento, os investimentos previstos serão praticamente todos da iniciativa privada. (mais em https://bit.ly/3CDxkUv)

Histórico – Quando governador da Paraíba, Maranhão apresentou o projeto inicial ao governo da então presidente Dilma. Mas, quando Ricardo Coutinho assumiu o governo, em 2011, descartou o projeto, alegando que, em função de Suape, o porto da Paraíba não seria viável.

Em agosto de 2011, um consórcio internacional chegou a formalizar ao então governador proposta para investimentos próprios acima de R$ 1 bilhão visando implantar o Porto. O consórcio, contudo, condicionou os investimentos à inserção do Ramal da Transnordestina ligando Cajazeiras e Cabedelo para criar fluxo de cargas para o Exterior via ferroviária. Informações: Notícias do Vale PB com Helder Moura.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios