Polícia da PB apreende 4 toneladas de drogas e retira mais de 3 mil armas das ruas

Nos 10 meses do ano, as Polícias Militar e Civil apreenderam 3.024 espingardas, pistolas, revólveres e outros armamentos

As forças de Segurança da Paraíba totalizaram 3.024 armas de fogo apreendidas e ainda mais de 4 toneladas de drogas retiradas das ruas em 2021, no período de janeiro a outubro. O número divulgado pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds) faz parte do relatório do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace), que ainda aponta resultados positivos nas ações de prevenção e repressão qualificadas aos crimes patrimoniais e aos crimes contra a vida.

Nos 10 meses do ano, as Polícias Militar e Civil apreenderam 3.024 espingardas, pistolas, revólveres e outros armamentos, o que representa 3% a mais do que a quantidade de armas retiradas de circulação no mesmo período de 2020. Em relação às drogas, foram 3 toneladas e 23 quilos de maconha, 118 quilos de crack e 883,29 quilos de cocaína que deixaram de ser comercializados. O crescimento nas apreensões foi de 89%, em comparação ao ano anterior.

No combate aos crimes patrimoniais, se destaca a queda de 17% nos ataques a banco. Em 2021, foram registrados 10 casos, enquanto de janeiro a outubro de 2020 foram contabilizados 12 crimes contra instituições financeiras. Ano a ano, o registro desses crimes vem diminuindo, saindo de 120 em 2016 para 16 no ano passado (-89%). Os furtos de veículos também tiveram redução de 15% nas ocorrências. Ao mesmo tempo, 3.333 veículos foram recuperados e devolvidos aos seus proprietários, pelas forças de Segurança.

O enfrentamento da violência contra a mulher também foi um dos focos do trabalho policial. De janeiro a outubro, o número de mulheres assassinadas teve uma queda de 4%, com 73 casos registrados no período. 11 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp) acumulam redução de assassinatos em números absolutos: Bayeux, zona sul de João Pessoa, Catolé do Rocha, Queimadas, Sapé, Patos, Itabaiana, Guarabira, Cajazeiras, Picuí e Esperança.

No período, mais de 7,8 mil Operações de Segurança e Interesse Estratégico foram realizadas em todo o Estado, tais como Previna-se, Alvorada, Nômade, Carga Pesada, Justiça Cega e Terceiro Mandamento, entre outras. Essas ações, resultaram em 15.629 prisões, sendo 2.649 por crimes graves, como homicídios, latrocínios, roubos e pessoas com mandados de prisão em aberto.

Resgates e salvamentos – O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba foi responsável pela realização de 3.867 resgates de vítimas de acidentes de trânsito nos 223 municípios paraibanos. Além disso, a atuação desses profissionais garantiu o salvamento de 161 pessoas, vítimas de tentativas de homicídio, e que foram socorridas em tempo hábil.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios