Abono FUNDEB: Prefeita de Mamanguape reúne Secretarias para tratar do rateio entre os profissionais de educação

O abono será pago aos profissionais que compõem os chamados 70% da educação

Na manhã desta sexta-feira (07), a prefeita Eunice Pessoa se reuniu com o secretário da educação Max Lopes, o adjunto das finanças Leandson Veríssimo, a procuradora do município Danielle Ismael e os advogados Flávio Serafim e Alexandre  Furtado para discutir o pagamento do abono do Fundo de Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB)

No último mês de dezembro foi publicada a Lei 14.276/21 que alterou a Lei 14.113/20, que regulamenta o FUNDEB, estabelecendo o pagamento de abono a partir da data de promulgação. Por conta da aprovação no final do exercício financeiro de 2021, houve a necessidade de discussão para definir como seria feito o rateio dos valores provenientes do fundo, que giram em torno de R$2.500.000,00 (dois milhões e meio de reais).

O abono será pago aos profissionais que compõem os chamados 70% da educação, no qual está inserido o magistério (efetivos e contratados), conforme o Art. 61 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A alteração da Lei que incorpora os profissionais de apoio técnico e administrativo só foi publicada em 27 de dezembro e, como trata-se de uma recomposição do ano inteiro de 2021, ela contempla apenas o pessoal que já estava inserido na secretaria.

O município agora trabalha para consolidar como será feita a distribuição dos valores, que deverá ser objeto de Projeto de Lei a ser encaminhado até a próxima quarta-feira (12) à Câmara de Vereadores para deliberação em sessão extraordinária e autorização legislativa para pagamento do abono.

“Desde o nosso primeiro ano de gestão temos trabalhado a valorização dos professores, garantindo o pagamento do piso salarial nacional, fazendo progressões e melhorando as condições de trabalho do magistério. Agora, cumprimos mais uma vez o nosso papel, rateando os valores do abono FUNDEB entre esses profissionais”, disse a prefeita Eunice ao final da reunião.

Assessoria 

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios