“Pode beber depois da vacina?” foi a pergunta que paraibanos mais fizeram ao Google em 2021
Confira a lista das 20 perguntas mais buscadas sobre vacina no Brasil nos últimos 12 meses
A campanha de vacinação contra a covid-19 no Brasil segue ocorrendo todos os dias e o público foi ampliado. A intenção é a cada dia diminuir os riscos e impactos da pandemia. O Google Brasil fez um levantamento que apontou que a pergunta mais feita pelos brasileiros, e mais especificamente por paraibanos em 2021, sobre vacina, foi se “pode beber depois da vacina?”. Segundo a empresa, os estados que mais procuraram respostas para a questão foram:
Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Espírito Santo e Rio Grande do Norte.
A pergunta que ocupa o segundo lugar no ranking é: “Qual a melhor vacina?”. Em seguida, na lista, aparece a questão: “Onde tomar vacina?”.
Confira a lista das 20 perguntas mais buscadas sobre vacina no Brasil nos últimos 12 meses
1. Pode beber depois da vacina?
2. Qual a melhor vacina?
3. Onde tomar vacina?
4. Onde tem vacina?
5. Quando vou ser vacinado?
6. O que é logradouro?
7. Qual a melhor vacina para Covid?
8. O que são imunossuprimidos?
9. O que é comorbidade?
10. Qual a vacina da Fiocruz?
11. O que são puérperas?
12. O que é vacina?
13. Quem teve Covid pode tomar vacina?
14. Pode tomar vacina Covid gripado?
15. Como se cadastrar para tomar vacina?
16. Como fazer o cadastro da vacina?
17. Quais são as vacinas do Covid?
18. O que é pessoa institucionalizada?
19. Quais vacinas estão sendo aplicadas no Brasil?
20. Como está a vacinação no Brasil?
Mas afinal, e a resposta para a pergunta mais feita ao Google pelos paraibanos?
Em entrevista ao programa Tambaú da Gente Manhã, da TV Tambaú, o médico infectologista Fernando Chagas tirou dúvidas sobre a vacinação contra a Covid-19. Ele respondeu a telespectadores que enviaram perguntas sobre o processo.
Um dos temas principais abordados foi o da ingestão alcoólica. Há muitas dúvidas nas redes sociais sobre a ingestão de álcool antes, no dia e após o processo de vacinação. Segundo Fernando, uma declaração que deu anteriormente pode ter sido mal interpretada e detalhou a informação:
“As pessoas que fazem uso crônico do álcool, o antigo alcoólatra, já tem imunidade prejudicada. Elas precisam parar pelo menos por 15 dias de ingerir bebida alcoólica naquele quantitativo para que, quando receba a vacina, tenha o sistema imunológico recuperado”, afirmou.
Portanto, segundo o médico, não há problemas com a ingestão de álcool de forma moderada. “Se no dia do pós-vacina quiser ingerir álcool num quantitativo pequeno, não tem problema”, destacou. “A gente tem que evitar o abuso porque esse sim interfere na imunidade e pode prejudicar a resposta do corpo à presença da vacina”, finalizou.