Justiça suspende concurso da Polícia Civil para dois cargos a pedido do Sindicato dos Médicos

A medida afeta 75 candidatos inscritos para os cargos que, juntos, possuem 10 vagas disponíveis, sendo oito para ampla concorrência.

A Justiça da Paraíba suspendeu, nessa quinta-feira (3), o concurso da Polícia Civil para os cargos de perito oficial médico-legal nas especialidades Psiquiatria e Patologia. A medida afeta 75 candidatos inscritos para os cargos que, juntos, possuem 10 vagas disponíveis, sendo oito para ampla concorrência.

A determinação, assinada pela juíza Luciana Celle G. de Morais Rodrigues, da 4ª Vara da Fazenda Pública de João Pessoa, atende a um pedido do Sindicato dos Médicos da Paraíba (Simed) por readequação do quadro de vagas. Confira a íntegra da decisão.

No processo, o Simed aponta que o edital do concurso ofertou 50 vagas para o cargo de perito oficial médico-legal, sendo 40 na categoria geral, 5 na categoria Psiquiatria e 5 na categoria Patologia, mas que a Lei Orgânica e Estatuto da Polícia Civil do Estado da Paraíba não traz essa divisão diferenciando os peritos médico-legais. O Simed defende que o edital viola o Princípio da Legalidade e pede a suspensão das vagas para psiquiatras e patologistas até que se crie por lei os cargos, com remuneração diferenciada e compatível com o grau de especialidade.

Esta não é a primeira vez que o concurso da Polícia Civil da Paraíba vai parar na esfera judicial. Em janeiro, a Justiça Federal determinou que as provas para os cargos de perito oficial químico-legal (área geral) e perito oficial químico-legal (área química) fossem suspensas e que o edital fosse retificado para permitir a inscrição de biomédicos habilitados em toxicologia. A liminar acabou sendo suspensa em fevereiro, pela 2ª Vara Federal de João Pessoa.

O Portal Correio tenta contato com a Procuradoria do Estado e a empresa organizadora do concurso.

Concurso

O concurso da Polícia Civil da Paraíba ofereceu 1.400 vagas para cargos de delegado, escrivão, agente de investigação, perito, técnico em perícia, papiloscopista e necrotomista, com reservas para pessoas com deficiência.

O certame é composto pelas seguintes fases: provas objetivas e discursivas; prova de capacidade física; avaliação psicológica; avaliação de títulos; e investigação social. Os selecionados passarão, em seguida, por curso de formação policial.

As provas objetivas e discursivas do concurso foram aplicadas em 13 e 20 de fevereiro. A previsão é de que o resultado da etapa seja divulgado em 23 de março.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios