Rússia ataca maior central nuclear da Europa na Ucrânia
A investida, que é mais um movimento da Rússia no conflito que já dura nove dias, provou um incêndio em um dos prédios da usina, chamando a atenção de todo o mundo.
A central nuclear de Zaporizhzhia, a maior central nuclear da Europa, localizada no no sul da Ucrânia, foi alvo de ataques russos nesta sexta-feira (4). A investida, que é mais um movimento da Rússia no conflito que já dura nove dias, provou um incêndio em um dos prédios da usina, chamando a atenção de todo o mundo.
De acordo com as informações passadas pelo governo ucraniano, foram atingidas salas de formação e um laboratório da usina que fornece um quinto da energia ucraniana. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) afirmou que nenhum equipamento “essencial” foi atingido e que os níveis de radioatividade não foram alterados. Ainda segundo as primeiras informações oficiais, o ataque não deixou vítimas.
O fogo só pôde ser controlado pelos serviços de emergência após uma hora e meia porque as forças russas impediram que bombeiros ucranianos tivessem ao local logo após os ataques. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, comentou os ataques desta sexta-feira, chamando Moscou de terrorista e afirmando que a Rússia quer repetir Chernobyl, que aconteceu em 1986 e foi o acidente nuclear mais grave da história.