Mais de 10% dos deputados trocam de partido na Câmara; número deve subir

O período foi aberto de 3 de março e segue até 1º de abril.

Quase três semanas após o início do prazo para troca de partido, a chamada janela partidária, ao menos 10% dos deputados federais já fizeram a troca em todo o país. O período foi aberto de 3 de março e segue até 1º de abril.

Na Paraíba, o deputado Wilson Santiago e a deputada Edna Henrique integram a lista de mudanças. O parlamentar trocou o PTB pelo Republicanos, mesmo destino de Edna, que deixou o PSDB.

O número ainda deve aumentar já que ainda são esperadas novas mudanças até o fim do prazo envolvendo os deputados Ruy Carneiro, que pode deixar o PSDB, e Damião Feliciano, que integra o PDT.

O levantamento nacional feito pelo G1 mostrou que 55 deputados federais (10,7% do total de 513) trocaram de partido nestas primeiras semanas da janela partidária. Nesse período, deputados federais, estaduais e distritais podem trocar de legenda sem risco de perder o mandato.

Há casos de parlamentares que trocaram de partido porque não tinham espaço na legenda em que estavam para disputar outros mandatos, como o de senador ou governador. Há os que obtiveram na nova sigla promessa de recursos para a campanha ou ainda os que migraram para se manter na mesma legenda do pré-candidato a presidente da República que apoiam.

MaisPB

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios