PT e PCdoB aprovam federação partidária; PV deve se unir as siglas
A aliança das siglas segue para análise e homologação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os diretórios nacionais do PT e do PCdoB confirmaram a aprovação de uma federação entre as duas legendas e o PV. A aliança das siglas segue para análise e homologação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou a prorrogação do prazo para a formação de federações partidárias para o dia 31 de maio. Antes, a resolução do TSE havia estabelecido o dia 1º de março como data final.
A criação das federações partidárias foi aprovada pelo Congresso Nacional no ano passado. De acordo com a lei, esse tipo de aliança é semelhante à das coligações, mas que, diferentemente destas, dura por toda uma legislatura — ou seja, quatro anos.
A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, em publicação nas suas redes sociais, comemorou a decisão da legenda.
“Seguimos fazendo história! Hoje a direção nacional do PCdoB aprovou o programa e o estatuto da federação com o PT e o PV. Um fato pelo qual nós temos lutado a mais de duas décadas e que irá contribuir com a democracia e a unidade programática do sistema partidário no Brasil”, afirmou.