Secretaria de Saúde realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental em Capim
Convocadas pelo Poder Executivo, as Conferências têm como objetivos principais avaliar a situação de saúde
A Secretaria Municipal de Saúde realizou na quarta-feira (27) no auditório da CMC (Câmara Municipal de Capim), a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento teve como tema principal “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.
A Conferência foi dividida em quatro eixos, sendo eles: I – Cuidado em liberdade como garantia de Direito a cidadania; II – Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; III – Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; e IV – Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
Segundo a Secretária de Saúde, Fabiana Gonçalves, é de suma importância abordar esses temas em conjunto com a sociedade. “Estamos buscando alternativas para envolver o cidadão e nossa equipe está trazendo esta Conferência para auxiliar na construção de um documento com políticas públicas no campo da saúde mental”, ressaltou Fabiana.
Debater e apresentar ações para a saúde mental abrange o trabalho dos gestores públicos, mas também da participação da população como um todo, incluindo entidades e instituições do Município. Através da Conferência, foi possível analisar as prioridades e elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações em prol da saúde mental.
Convocadas pelo Poder Executivo, as Conferências têm como objetivos principais avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos três níveis de gestão. Isso significa dizer que as deliberações das Conferências devem servir para orientar os governos na elaboração dos planos de saúde e na definição de ações que sejam prioritárias nos âmbitos estaduais, municipais e nacional.
Entre as autoridades, estiveram presentes, o Secretário de Finanças Leonardo Mendes, representando o Prefeito Ingrid Barbara, o vice-prefeito César Lucas, a Vice-Presidente da Câmara de Vereadores, Andrea Lisboa, Secretário de Esporte, Vicente Antônio, as secretárias Kátia Cilene e Francielene Cipriano (Social e Educação), o presidente do SINSERCAP, Paulo Benicio e outras autoridades.