PT nacional intervém na PB e grupo de Ricardo passa a ser maioria e ter controle na legenda

Jackson Macêdo, aliado de Ricardo, segue na presidência.

A executiva nacional do PT determinou nesta sexta-feira (29) a recomposição do Diretório Estadual e da Executiva Estadual na Paraíba. Com a mudança, o grupo liderado pelo ex-governador Ricardo Coutinho (PT) passa a ser maioria nas decisões da sigla, ou seja, terá o controle. Jackson Macêdo, aliado de Ricardo, segue na presidência.

No documento, que o Blog do Wallison Bezerra teve acesso, a Comissão Executiva Nacional determina ainda que as decisões sobre candidaturas majoritárias, chapas proporcionais e alianças, devem ser aprovadas pelo Diretório Nacional.

Fontes da legenda ouvidas pela coluna relatam que a medida é uma reação do grupo Coutinho ao encontro protagonizado pelo ex-presidente Lula (PT) com o governador João Azevêdo (PSB) ontem em Brasília.

“É uma intervenção branca. Mesmo se a maioria foi a favor da aliança com João, eles podem desmanchar. Eles decidem lá em cima, como sempre fazem”, relata.

Ricardo defende que o petista tenha apenas o senador Veneziano Vital do Rego (MDB) como candidato ao Governo do Estado. Lula, no entanto, tem dito que buscará conversar com todas as forças políticas que anunciaram voto nele. Por outro lado, a ala ligada ao deputado Frei Anastácio (PT) comunga a tese de apoio à reeleição de Azevêdo.

Na portaria, o Partido dos Trabalhadores justifica a medida. Veja abaixo:

O Diretório Estadual da Paraíba enfrenta uma crônica situação de desarticulação interna, que tem se refletido em frequentes episódios de indisciplina, judicialização das decisões partidárias e interferência externa.

A atual composição do Diretório Estadual deveria refletir um acordo, mediado pela instância nacional, para garantir a participação equilibrada das forças que compõem o PT da Paraíba.

Durante as eleições de 2020, um grave caso de indisciplina partidária esgarçou as relações políticas, alterando artificialmente a composição interna do PT.

O Diretório Estadual e a Executiva Estadual, atualmente, não representam mais o equilíbrio interno, que garantiu, por exemplo, a realização do 7º Congresso e o bom funcionamento das instâncias partidárias durante o início desta gestão.

Em pleno período pré-eleitoral, a Comissão Executiva Estadual, com duas cadeiras vagas, funciona de forma precária e enfrenta obstáculos à sua recomposição, apesar da indicação dos substitutos legítimos já ter sido feita formalmente pelos seus respectivos agrupamentos internos.

Um grupo dissidente que foi afastado do PT, por decisão legítima da instância nacional ou pela decisão pessoal de se desfiliar, começa a organizar um movimento externo para influenciar nas decisões da direção estadual.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios