Assembleia aprova redução de altura mínima para ingresso na Polícia Militar

Com a matéria, a altura mínima dos homens passa a ser de 1,60m e a das mulheres passa a ser de 1,55m.

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou por unanimidade na manhã desta terça-feira (10) um Projeto de Lei de autoria da deputada estadual Pollyanna Dutra (PSB) que reduz em cinco centímetros a altura mínima para as mulheres e os homens que concorram a uma vaga em um concurso público para vaga na Polícia Militar da Paraíba (PMPB). Com a matéria, a altura mínima dos homens passa a ser de 1,60m e a das mulheres passa a ser de 1,55m.

Conforme a deputada, o processo de seleção da PMPB trazia como exigência uma altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres, não levando em consideração, por exemplo, o fato da estatura dos paraibanos e das paraibanas ser um pouco inferior com relação a outros estados. “Ressaltamos que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a altura média da Paraíba e da Região Nordeste é menor que a de outros estados e regiões, como Sul e Sudeste, que já adotam uma altura menor que essa adotada na Paraíba nos ingressos via concurso público”, comentou Dutra.

A parlamentar ainda destacou o momento crucial no qual esse projeto é aprovado. “Estamos vivenciando um cenário desolador, de desemprego, diminuição do poder de compra dos brasileiros e de baixas oportunidades no mercado de trabalho. Por essa razão, compreendemos que ampliar a oportunidade para aqueles que, por muito tempo, nem sequer pensaram em concorrer a uma carreira militar por conta da estatura traz justiça, alternativas, oportunidades e democracia a um processo que, em outros estados, já conta com essa diminuição na estatura mínima. Em um momento como esse, projetos como o que aprovamos por unanimidade hoje traz fôlego e alternativas para o nosso povo, sobretudo nesse momento tão importante”, acrescentou.

A matéria, que foi aprovada por aclamação na ALPB nesta terça-feira, agora segue para sanção por parte do Governo do Estado.

Notícias do Vale PB com MaisPB

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios