Em Sapé, 74% dos abusos sexuais contra crianças foram praticados por conhecidos
Em 35% desses casos houve a participação de pessoas do núcleo familiar.
Um levantamento feito pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Sapé (Sedes) mostrou que 74% dos abusos sexuais contra crianças registrados no município foram praticados por pessoas conhecidas. Em 35% desses casos houve a participação de pessoas do núcleo familiar. Nesta quarta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, a Prefeitura faz o alerta para que as denúncias sejam feitas para os órgãos competentes.
Conforme os registros, foram notificados 27 casos de violência sexual, sendo 13 contra crianças e 14 contra adolescentes. Assim como a realidade em todo o país, a maioria das vítimas é do sexo feminino – em Sapé, foram 25 vítimas meninas e dois meninos. No Brasil, a cada hora, quatro meninas até 13 anos são vítimas de violência sexual – abuso esse que costuma acontecer na própria residência, conforme dados do Anuário de Violência do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.Os números do município foram registrados pelo Conselho Tutelar entre 2020 e 2021, quando houve um aumento de 70% nas notificações referentes aos abusos. A secretária de Desenvolvimento Social, Denise Ribeiro, ressalta que a pasta tem desenvolvido um trabalho de conscientização da população no município, que tem orientado sobre o que é o abuso sexual e como fazer a denúncia aos órgãos apropriados. (83) 9 8176-5450.
Além de palestras em escolas, a pasta tem divulgado material informativo nas ruas e nas redes sociais. Os conteúdos destacam as formas de abuso, como os pais devem orientar os filhos e como proceder para denunciar uma ocorrência. Porta-vozes também têm ido à imprensa local falar do assunto. “É muito importante que as pessoas saibam que têm um papel para quebrar esse ciclo. Muitas vezes as crianças não têm como se defender e é fundamental que alguém que veja algo comunique às autoridades. Elas irão investigar e garantir a proteção à vítima”, pontuou Denise. Denúncia – As pessoas que presenciarem algumas das formas de violência sexual contra crianças e adolescentes podem fazer denúncia pelos números do Disque Denúncia 100 ou 123, ou podem contatar o Conselho Tutelar de Sapé pelo númeroAssessoria de Imprensa