Em Sapé, 74% dos abusos sexuais contra crianças foram praticados por conhecidos

Em 35% desses casos houve a participação de pessoas do núcleo familiar.

Um levantamento feito pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Sapé (Sedes) mostrou que 74% dos abusos sexuais contra crianças registrados no município foram praticados por pessoas conhecidas. Em 35% desses casos houve a participação de pessoas do núcleo familiar. Nesta quarta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, a Prefeitura faz o alerta para que as denúncias sejam feitas para os órgãos competentes.Conforme os registros, foram notificados 27 casos de violência sexual, sendo 13 contra crianças e 14 contra adolescentes. Assim como a realidade em todo o país, a maioria das vítimas é do sexo feminino – em Sapé, foram 25 vítimas meninas e dois meninos.  No Brasil, a cada hora, quatro meninas até 13 anos são vítimas de violência sexual – abuso esse que costuma acontecer na própria residência, conforme dados do Anuário de Violência do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Os números do município foram registrados pelo Conselho Tutelar entre 2020 e 2021, quando houve um aumento de 70% nas notificações referentes aos abusos. A secretária de Desenvolvimento Social, Denise Ribeiro, ressalta que a pasta tem desenvolvido um trabalho de conscientização da população no município, que tem orientado sobre o que é o abuso sexual e como fazer a denúncia aos órgãos apropriados. Além de palestras em escolas, a pasta tem divulgado material informativo nas ruas e nas redes sociais. Os conteúdos destacam as formas de abuso, como os pais devem orientar os filhos e como proceder para denunciar uma ocorrência. Porta-vozes também têm ido à imprensa local falar do assunto.  “É muito importante que as pessoas saibam que têm um papel para quebrar esse ciclo. Muitas vezes as crianças não têm como se defender e é fundamental que alguém que veja algo comunique às autoridades. Elas irão investigar e garantir a proteção à vítima”, pontuou Denise. Denúncia – As pessoas que presenciarem algumas das formas de violência sexual contra crianças e adolescentes podem fazer denúncia pelos números do Disque Denúncia 100 ou 123, ou podem contatar o Conselho Tutelar de Sapé pelo número (83) 9 8176-5450.

Assessoria de Imprensa

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios