Fortes chuvas deixam estradas interditadas e alagamentos no interior da Paraíba

As cidades em alerta amarelo de chuvas intensas são: Alhandra, Baía da Traição, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, João Pessoa, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mataraca, Pedras de Fogo, Pitimbu, Rio Tinto e Santa Rita.

Além de João Pessoa, outras cidades paraibanas registraram alagamentos por conta das fortes chuvas desta quinta-feira (9). Algumas estradas foram bloqueadas. A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) divulgou o volume de chuvas que caiu nas últimas horas em municípios do Brejo Paraibano (veja no final da matéria).

De acordo com a publicação, Borborema foi a cidade que registrou maior volume de chuvas, chegando a 49,1 mm. Além das chuvas, a agência previu queda da das temperaturas na região.

Entre os municípios que registraram transtorno está Areia que teve queda de árvores. Na cidade, pedras deslizaram, obstruindo o asfalto. Quedas de barreiras e alagamentos foram registradas também em Solânea. Nas imediações da rodovia PB-105 houve deslizamento de barreira, deixando o trânsito lento.

Na capital

João Pessoa registrou um alto volume de chuvas na manhã desta quinta-feira (9), com pontos de alagamentos pela cidade. O trânsito ficou lento em alguns bairros. Na Avenida Sérgio Guerra, a principal do bairro dos Bancários, na Zona Sul, houve alagamento e os veículos trafegavam com lentidão no local.

Foi registrado alagamento também na Avenida Sanhauá, no Varadouro, próximo à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Outro ponto em que há acúmulo de água é na Avenida Pedro II, uma das principais vias da capital. O alagamento se concentrou na altura do rio Jaguaribe.

Previsão da Aesa e Inmet

Foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta quinta-feira (9), um alerta amarelo de acumulado de chuvas em 15 cidades da região do Litoral paraibano. Na lista estão João Pessoa e mais 14 municípios.

De acordo com a publicação, a expectativa é que chova entre 20 e 30mm por hora ou até 50mm em um dia. Há risco potencial de pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco. O aviso é válido até as 10h da quinta-feira (10).

O Instituto orienta aos moradores para alguns cuidados. Evitar enfrentar o mau tempo, observar alteração nas encostas e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Mais informações podem ser conseguidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

As cidades em alerta amarelo de chuvas intensas são: Alhandra, Baía da Traição, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, João Pessoa, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mataraca, Pedras de Fogo, Pitimbu, Rio Tinto e Santa Rita.

A previsão feita pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) também espera que os termômetros cheguem aos 18 graus nos municípios do Brejo. Já a temperatura mínima no Litoral será 22 graus.

Com a tendência de maior concentração de nuvens de chuva neste mês de junho no Litoral e Agreste, a previsão é de que a máxima fique em torno dos 30 graus. “É esperada uma temperatura mais amena, em torno de 2 graus abaixo das registradas no mês abril. No Brejo a máxima deve ficar em torno dos 27 graus”, destacou Carmem.

Entre a tarde desta quinta-feira (9) e a manhã de sexta-feira (10) a previsão é de céu nublado com chuvas a qualquer hora no Litoral, Brejo e Agreste. No Sertão e Alto Sertão, céu parcialmente nublado e poderão ocorrer chuvas pontuais.

Cidades do Brejo que registraram chuvas

Borborema
Bananeiras
49,1 mm 32 mm
Serraria
49,1 mm 25 mm
Sapé
49,1 mm 12,8 mm
Guarabira
49,1 mm 12, 7 mm
Areia
49,1 mm 10,7 mm
Sertãozinho
49,1 mm 9 mm
Alagoinha
49,1 mm 2,1 mm
Mari
49,1 mm 1,7 mm
Caiçara
49,1 mm 1, 3 mm
Jacaraú
49,1 mm 0,9 mm
Araçagi
49,1 mm 0,8 mm

Fonte: a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa)

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios