E o Republicanos… cederá a pressão de Aguinaldo ou manterá apoio a Efraim?

O fato é que Aguinaldo Ribeiro é político por natureza, um negociador nato, tanto, que consegue transitar com extrema facilidade por grupos antagônicos no Congresso.

A parte mais tensa e longa da ‘novela’ envolvendo o deputado federal paraibano, líder da Maioria no Congresso e pré-candidato ao Senado pela Paraíba, Aguinaldo Ribeiro (PP), parece estar chegando ao fim.

Que Ribeiro, finalmente, anunciou data para anunciar a sua decisão final junto ao rumo que trilhará com vistas às Eleições 2022, todo mundo já sabe, mas, a questão que agora domina os bastidores da política paraibana é se o Partido Republicanos cederá ou não a pressão feita por Aguinaldo para apoiá-lo ou se manterá o apoio confirmado ao nome de Efraim Filho (União Brasil) que também é deputado federal e pré-candidato ao Senado.

O Republicanos, sigla comandada na Paraíba pelo deputado federal Hugo Motta, anunciou apoio ao nome de Efraim ainda no mês de abril mas, de lá para cá, muitas águas rolaram por baixo da ponte das negociações, tanto que, há cerca de uma semana, integrantes da legenda decidiram fazer ‘voto de silêncio’ sobre qual nome o partido apoiará em definitivo na corrida ao Senado nas Eleições de 2022.

Na mesma semana, outras informações de bastidores davam conta de que diante das últimas movimentações registradas o grupo teria decidido conversar com Aguinaldo, porém, só após a homologação da sua postulação ao Senado.

O fato é que Aguinaldo Ribeiro é político por natureza, um negociador nato, tanto, que consegue transitar com extrema facilidade por grupos antagônicos no Congresso. A prova disso é que o mesmo paraibano que foi ministro das Cidades na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) é hoje o Líder da Maioria no Congresso na gestão do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) posição que, por si só, exige poder extremo de articulação política.

Portanto, não seria surpresa se o tal ‘voto de silêncio’ do Republicanos e a possibilidade de renegociação tenha sido ponderada pelos líderes da legenda na Paraíba, uma vez que o próprio Aguinaldo chegou a dizer, várias vezes, que “numa chapa tem que haver unidade” e que “esse é o princípio basilar para se ter sucesso”.

Diante de tudo o que se vê em âmbito público e do que só se vê nos bastidores, é inegável a realidade de que Aguinaldo não cedeu às pressões, seguiu firme no seus processos de negociações e diálogos e que não estaria disposto a dar ‘ponto sem nó’, afinal, como ele mesmo disse para a tomada da sua decisão final: “foi preciso ouvir muito e conversar muito“.

Resta agora saber se o Republicanos, após a quarta-feira (15), data anunciada por Aguinaldo para por um ponto final nesse capítulo da novela política paraibana,  seguirá ou não com Efraim rumo ao pleito de 2022.
Notícias do Vale PB com Portal da Capital.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios