Heron Cid defende retorno da cultura do coco em Sousa para empregos e renda

A região era conhecida pelo coco que produzia, mas a estiagem fez com que o cultivo fosse quase extinto. Por ano, a região deixou de lucrar cerca de R$ 20 milhões com os frutos.

O candidato a deputado federal Heron Cid (PSB) defendeu o retorno da cultura do coco no município de Sousa no Sertão paraibano. A região era conhecida pelo coco que produzia, mas a estiagem fez com que o cultivo fosse quase extinto. Por ano, a região deixou de lucrar cerca de R$ 20 milhões com os frutos. A produção, que girava em torno de 30 caminhões de coco por dia, exportados para todo Brasil, tornou-se irrelevante.

“A cultura foi extinta e ficou por isso mesmo. Precisamos reativá-la para gerar emprego e renda. As universidades, os pesquisadores, podem ajudar com essa reativação através de tecnologia. Eles também podem colaborar mostrando novas formas de beneficiamento e aproveitamento total da matéria prima”, defendeu.

Em visita ao Sertão, ele aproveitou para ir até a Dinococo Agroindustrial, uma empresa de beneficiamento de coco, localizada no Sítio Mãe D’água, zona rural de Sousa. O município já foi um grande produtor de coco, mas hoje 95% da matéria prima utilizada pela fábrica está vindo de fora da região.

A empresa Dinococo Agroindustrial hoje beneficia cerda de 1,2 milhão de cocos ao mês, transformando o fruto em produtos como leite de coco, chips , açúcar, óleo, além do coco ralado desidratado. A empresa emprega 140 pessoas.

“A empresa é um exemplo de como temos potencialidades na Paraíba. É preciso investir mais em arranjos produtivos locais como a cultura do coco que é muito forte aqui na região, demonstrando para nós a prova da pujança, do potencial do desenvolvimento econômico do Sertão da Paraíba”, destacou Heron.

Para o pré-candidato a deputado federal, a iniciativa é um verdadeiro “case de sucesso”, por aproveitar  a potencialidade de uma matéria-prima local para atuar com o beneficiamento e criação de novos produtos, que são vendidos para todo o estado. “Antes essa era a realidade. O município era um grande produtor de coco e isso precisa voltar a acontecer, pois temos exemplo de que a cultura do coco gera riqueza para a região. Seremos uma voz nessa perspectiva de luta por mais investimentos e incentivos para voltarmos a ter Sousa e região como um grande produtor de coco novamente”, afirmou.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios