Lula no JN: ‘Importante é que a gente não confunda polarização com estímulo ao ódio’
"A polarização é saudável no mundo inteiro.“
Em entrevista ao Jornal Nacional, nesta quinta-feira (25), o candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi perguntado sobre se ele estimulava a agressividade da militância política do PT e que lições ele tirava disso.
Lula disse que “a militância é como torcida organizada”.
Questionado sobre a polarização na política, Lula respondeu: “A polarização é saudável no mundo inteiro. Polarização tem nos Estados Unidos, tem na Alemanha, tem na França, tem na Noruega, tem na Finlândia, tem em tudo quanto é lugar”.
“O que é importante é que a gente não confunda polarização com estímulo ao ódio. Eu me dou muito bem com o PSDB, que foi meu principal adversário durante tanto tempo. E depois é o seguinte, Bonner: eu aprendi a conversar, a negociar com os contrários. Tem uma frase do Paulo Freire que é fantástica, que eu utilizei para mostrar aos militantes do PT para falar da entrada do Alckmin: de vez em quando a gente precisa estar junto com os divergentes para combater os antagônicos. E agora precisamos vencer o antagonismo do fascismo, da ultradireita”, afirmou.