Ipec contraria Ipespe e BTG/FSB e dá 15 pontos de vantagem a Lula

O que poderia explicar as diferenças entre essas três últimas pesquisas eleitorais?

A nova pesquisa do Ipec (Instituto em Pesquisa e Consultoria Estratégica), formado por antigos executivos do Ibope, divulgada na noite desta segunda-feira, trouxe números bastante diferentes dos levantamentos do Ipespe e do BTG/FSB e contraria o viés de crescimento constante de Bolsonaro nas últimas semanas.

Pelo Ipec, Lula aparece com 46% das intenções de voto (2 pontos percentuais a mais em relação ao levantamento anterior) e Bolsonaro manteve os 31%. A diferença chega aos 15 pontos, o que reabre a possibilidade de o candidato petista vencer no primeiro turno.

Os números do Ipespe, conhecidos no sábado, apresentam uma diferença de 8 pontos percentuais e, pela pesquisa BTG/FSB, divulgada na manhã desta segunda-feira, a diferença entre Lula e Bolsonaro seria de apenas 6 pontos percentuais.

Se as pesquisas Ipespe e BTG/FSB animaram os bolsonaristas, que passaram a acreditar até numa onda de virada na reta final da campanha, o levantamento do Ipec restabelece a confiança de Lula e dos petistas.

A semana ainda será marcada por várias pesquisas, mas o levantamento do Datafolha, a ser divulgado na quinta ou na sexta-feira, deverá balizar a disputa nas duas últimas semanas de campanha.

O que poderia explicar as diferenças entre essas três últimas pesquisas eleitorais?

Existem dois detalhes mais significativas a serem observados. Um deles é a forma de aplicação das entrevistas. Ipespe e BTG/FBS estão fazendo pesquisas por telefone, uma metodologia mais recente e que está sendo testada mais amplamente na atual campanha. Há mais dificuldades para a aplicação das variantes necessárias (idade, sexo, escolaridade, renda, etc.) e fragilidade na captação das informações à distância do eleitor. O Ipec está realizando entrevistas pessoais, face a face, o que pode dar mais qualidade ao levantamento.

Outra diferença visível diz respeito ao número de entrevistas aplicadas. O Ipec ouviu 2.512 eleitores, o BTG/FSB aplicou 2 mil questionários e o Ipespe ouviu apenas 1.100 pessoas.

Parece pouco, mas essas discrepâncias são capazes de produzir resultados diferentes numa pesquisa, o que pode explicar os variados índices de intenção de voto apresentados por cada um dos institutos nas últimas semanas.

O eleitor não merece essas dúvidas. Situações assim, com certeza, já cobram regras mais claras e transparentes, além de rigor técnico, na aplicação de pesquisas eleitorais no Brasil.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios