Carreatas e comícios são vetadas a partir das 22h do sábado; camisetas, adesivos e broches de partido ou candidato estão liberados no domingo de Eleições

Mas é preciso ter cautela, por não é permitido fazer propaganda eleitoral, descartar panfletos ou publicidade eleitoral em locais públicos, aglomeração e manifestação coletiva

Faltando poucos dias para as Eleições 2022  e muita gente ainda tem dúvidas sobre o que deve levar ou não no dia da votação, o que pode e o que não pode fazer. De Guia do Eleitor Consciente, produzido pelo TSE, na hora da votação é permitido levar a “cola” com o número dos candidatos em que vai votar; vestir camisetas, adesivos, broches do partido do candidato preferido e  no caso de fiscal de seção, estar identificado com o crachá do partido.

Mas é preciso ter cautela, por não é permitido fazer propaganda eleitoral, descartar panfletos ou publicidade eleitoral em locais públicos, aglomeração e manifestação coletiva (comício, carreata e afins), coação por representantes de partidos ou candidato nem impulsionar conteúdos de candidatos via internet. As restrições são válidas a parir das 22h do sábado que precede o pleito.

No dia da eleição, tudo começa quando a urna, lacrada, é ligada pelo mesário, e ele imprime a “zerésima” – comprovante de que não há votos computados no equipamento. · A partir das 8h (horário de Brasília), inicia-se a votação nas milhares de seções eleitorais espalhadas pelos 5.578 municípios brasileiros.

No momento de votar, assim que receber autorização do mesário, o eleitor se dirige até a urna eletrônica, digita os números dos candidatos e confirma, apertando a tecla verde. Ao final, a urna emite um sinal sonoro mais longo e a palavra “FIM” aparece na tela.

Às 17h (horário de Brasília) é encerrada a votação. O mesário finaliza a urna eletrônica e imprime cinco vias do Boletim de Urna (BU), com o número de votos registrados para cada candidato(a). Um deles é colado na porta da seção eleitoral, e qualquer pessoa pode acessá-lo, inclusive por meio de um QR Code impresso no documento.

Notícias do Vale PB com ClickPB

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios